Pesquisas dizem que o chocolate pode acabar

1 min de leitura
Imagem de: Pesquisas dizem que o chocolate pode acabar

(Fonte da imagem: Thinkstock)

É muito difícil encontrar alguém que não goste de chocolate. Além da sua versão em barra, o produto está em diversos itens e receitas: mousses, cupcakes, bebidas, bolos, coberturas, tortas, ovos de Páscoa... Ficou com água na boca?

Agora, imagine viver num mundo sem chocolate? De acordo com as declarações do especialista da Faculdade de Agricultura e Meio Ambiente, da Universidade de Sydney, o professor David Guest, pode ser que no futuro falte chocolate se não houver mudanças nos métodos de plantio e produção.

Segundo as declarações de David, divulgadas no Daily Mail nesse mês, essa iminente crise de abastecimento de chocolate se dá graças à instabilidade em áreas de cultivo de cacau e da demanda crescente nos países em desenvolvimento.

O professor afirmou também que os métodos agrícolas usados pelos produtores de cacau estão em extrema necessidade de modernização. Afinal, os maiores produtores são países subdesenvolvidos, ou emergentes, que enfrentam muita instabilidade na economia e na política, mudanças climáticas, falta de tecnologia e outros desafios de produção. Alguns deles são: República Dominicana, Costa do Marfim, Gana, Madagascar, Togo, Camarões e outros, além do Brasil.

(Fonte da imagem: Thinkstock)

A estimativa apresentada pelo especialista David Guest mostra que a produção terá de aumentar em um milhão de toneladas por ano até 2020 para atender à demanda global. Ou seja, se não forem tomadas as devidas melhorias e modernizações, daqui a oito anos as plantações de cacau não serão suficientes para satisfazer a demanda por chocolate.

Guest e seus colegas já viajaram para algumas das áreas produtoras para promover práticas agrícolas sustentáveis para o cultivo do cacau. Ele também já trabalhou com os agricultores para selecionar genótipos superiores de cacau, ensinando ainda melhores métodos de cultivo e manejo do solo.

O trabalho do professor serve de alerta para entidades do mundo inteiro voltarem a sua atenção para a crise do chocolate, a fim de evitar que o produto se torne cada dia mais escasso.

Via TodaEla

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.