Aquecimento global: a gravidade terrestre está mudando!

1 min de leitura
Imagem de: Aquecimento global: a gravidade terrestre está mudando!

(Fonte da imagem: Reprodução/Daily Mail)

Um novo estudo, divulgado pela NASA, concluiu que a temperatura da Terra subiu 0,75 ºC desde 1900, causando uma mudança no campo gravitacional terrestre devido ao derretimento de geleiras. A missão GRACE, que enviou dois satélites ao espaço para realizar medições detalhadas sobre a gravidade do planeta, apresentou novas imagens que confirmam essa informação.

De acordo com uma notícia publicada pelo jornal britânico Daily Mail, o estudo — chamado Met Office — reuniu dados coletados em estações meteorológicas localizadas na Rússia, Canadá e África, além de medir a temperatura dos mares, apresentando informações mais completas e precisas que as dos registros anteriores.

(Fonte da imagem: Reprodução/Daily Mail)

Segundo os pesquisadores, os registros indicam que os anos mais quentes foram os de 2005 e 2010, e as 10 temperaturas mais altas ocorreram durante os últimos 14 anos. O estudo deve ser disponibilizado em breve, fazendo públicas todas as informações, evitando que ocorram escândalos como o Climategate, no qual os cientistas foram acusados de forjar dados sobre o aquecimento global.

Os satélites da missão GRACE realizaram levantamentos sobre o derretimento de glaciares da Groenlândia, mostrando com bastante precisão que estes sofreram uma enorme perda de massa entre 2002 e 2011, correspondendo a um aumento no nível dos mares de 0,7 milímetro por ano. Tal aumento, mesmo que discreto, faz com que o campo gravitacional da Terra sofra alterações, que podem ter consequências no futuro.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.