Leilão de estatuetas do Oscar arrecada US$3 milhões

1 min de leitura
Imagem de: Leilão de estatuetas do Oscar arrecada US$3 milhões

(Fonte da imagem: Wikimedia Commons)

Reuters. Reportagem de Piya Sinha-Roy - Quinze estatuetas do Oscar foram vendidas por um total de 3 milhões de dólares em um leilão pela Internet, maior valor já alcançado em leilão por uma coleção desse prêmio, disseram organizadores na quarta-feira.

A casa Nate D. Sanders, de Los Angeles, disse que a peça mais valiosa da coleção foi o Oscar de melhor roteiro dado em 1941 a Herman Mankiewicz por "Cidadão Kane", em conjunto com Orson Welles. Esse Oscar saiu por 588.455 dólares.

O Oscar dado ao próprio Welles pelo filme, habitualmente citado como o melhor da história do cinema, havia sido vendido em dezembro pelos mesmos leiloeiros por 861.542 dólares.

Outras estatuetas que obtiveram lances elevados nesta semana foram a de melhor filme dado em 1933 a "Cavalgada" (332.165 dólares). O prêmio de melhor filme para "Proezas de Skippy", o mais antigo da coleção, alcançou 301.973 dólares.

É cada vez mais raro encontrar estatuetas do Oscar em leilões. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas adotou em 1950 uma regra que proibia a venda das estatuetas, a não ser que o comprador seja a própria academia, pelo valor simbólico de 1 dólar.

O lance recorde por um Oscar foi a estatueta de melhor filme dada em 1939 a "E o Vento Levou". Michael Jackson pagou 1,54 milhão de dólares pelo objeto, em 1999.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.