Olho biônico Argus II já está autorizado nos EUA

1 min de leitura
Imagem de: Olho biônico Argus II já está autorizado nos EUA

Uma nova e revolucionária tecnologia está prestes a fazer parte da vida dos norte-americanos que perderam a visão por causa da retinite pigmentosa — uma série de doenças hereditárias que atingem a retina e causam a perda parcial ou total da visão. Trata-se do Second Sight Argus II, que funciona como um olho biônico e pode devolver um pouco a capacidade de identificação de luz ao globo ocular.

Ainda estamos muito longe de uma total recuperação dos olhos humanos, mas no momento a tecnologia já permite que os pacientes identifiquem diferentes intensidades de iluminação. Em alguns caso, isso também é capaz de fazer com que as pessoas percebam diferenças no relevo e até mesmo algumas pequenas escalas de cinza. Para isso, um microdispositivo deve ser implantado na retina, sendo responsável pela recepção dos sinais enviados pela câmera presa ao óculos.

Como o dispositivo já foi autorizado pelo FDA — órgão regulador dos alimentos e medicamentos norte-americanos —, as vendas ficam liberadas em todo o território dos Estados Unidos. É claro que isso não significa que os pacientes poderão comprar o sistema nas farmácias, mas os médicos e clínicas especializados devem começam a trabalhar com o Second Sight Argus II até o final deste ano.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.