Energia sem fio pode alimentar implantes médicos dentro do corpo humano

1 min de leitura
Imagem de: Energia sem fio pode alimentar implantes médicos dentro do corpo humano

(Fonte da imagem: Reprodução/Innovationnewsdaily)

Cientistas do Instituto Fraunhofer desenvolveram um dispositivo que pode ser a solução para implantes médicos futuros. O aparelho portátil transmite energia sem fio e pode se comunicar com máquinas de tamanho reduzido que precisem ser instaladas em um paciente.

Esse transmissor ainda sem nome pode enviar energia elétrica para dispositivos que estejam até 50 centímetros afastados. O paciente pode perfeitamente colocar o aparelho no cinto e monitorar como está o funcionamento dos implantes. Alguns outros sistemas já realizam tarefa parecida, mas todos são mais limitados e têm dificuldades na comunicação com os implantes.

Segundo Holger Lausch, uma das cientistas envolvidas no projeto, o aparelho pode ajudar muito no tratamento de doenças gastrointestinais. A notícia divulgada pelo site Inovationnewsdaily ainda relata que a tecnologia não causa efeitos colaterais no corpo humano. O novo dispositivo desenvolvido pela equipe do Instituto Fraunhofer será demonstrado no fim de abril em uma feira de tecnologia da Alemanha.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.