Chip faz teste de HIV em 15 minutos

1 min de leitura
Imagem de: Chip faz teste de HIV em 15 minutos

Diagnóstico do HIV em 15 minutos por US$ 1,00

A Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, desenvolveu um chip capaz de analisar uma amostra de sangue, verificando a presença do HIV em apenas 15 minutos. O “mChip”, como está sendo chamado até o momento, tem as dimensões daqueles existentes em um cartão de crédito aproximadamente e o seu custo seria de apenas US$ 1,00.

Além disso, segundo os desenvolvedores, o diagnóstico é efetuado com precisão de 100%. Tudo de que o chip necessita é de uma pequena amostra de sangue para que o seu sensor ótico (baseado em microfluídicos) consiga identificar se a pessoa é portadora do vírus.

Um dos objetivos do projeto é encorajar os habitantes da África a fazer o teste em busca do HIV antes que se torne o estágio completo da AIDS. Adicionalmente, os pesquisadores estão considerando a identificação de outras doenças futuramente (como o câncer de próstata – projeto já aprovado na Europa).

Embora o mChip pareça ter uma margem de precisão segura, não é impossível que ele detecte um falso positivo. O produto ainda não é comercializado publicamente para usuários finais.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.