Cientistas implementam com sucesso vasos sanguíneos 3D em macacos

1 min de leitura
Imagem de: Cientistas implementam com sucesso vasos sanguíneos 3D em macacos

Cientistas chineses do Centro de Pesquisa de Medicina Regenerativa do Hospital West China, na Universidade de Sichuan, anunciaram um verdadeiro marco no que toca à biotecnologia com células-tronco: a implementação de vasos sanguíneos 3D. Segundo a equipe, os enxertos de células estaminais 3D implantados em macacos foram capazes de promover uma regeneração do tecido vascular.

De acordo com a 3Ders, o sistema desenvolvido pelos chineses usa "biotinta de células estaminais preparadas a partir das células estaminais mesenquimais adiposas autólogas (ADSCs) dos macacos".

Os tecidos 3D implantados se uniram aos originais

Para tornar isso possível, a equipe de cientistas criou uma armação 3D de materiais biológicos que enxerta vasos sanguíneos naturais e são "virtualmente indistinguíveis dos órgãos naturais de um macaco". Ou seja, resumidamente, foi possível desenvolver e imprimir órgãos usáveis em algumas horas e com invasão mínima.

O líder da equipe de cientistas, o Dr. Y. James Kang Yujian disse que "os tecidos 3D implantados se uniram aos originais e cresceram juntos de maneira regular". Ainda, que isso é "algo sem precedentes".

Ao que parece, está chegando uma nova era na medicina mundial. O que você acha? Diga nos comentários.

  • As imagens abaixo podem ser fortes, então fica o alerta. Outro vídeo sobre o caso, mais completo, pode ser visto aqui.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.