MediaTek lança plataforma open source para desenvolvimento de IoT

1 min de leitura
Imagem de: MediaTek lança plataforma open source para desenvolvimento de IoT

A MediaTek Labs acaba de anunciar uma nova plataforma de desenvolvimento bem legal para desenvolvedores e fabricantes de dispositivos inteligentes. Trata-se da MediaTek LinkIt Smart 7688 — a mais recente adição ao portfólio de plataformas de desenvolvimento LinkIT. A novidade oferece várias novas opções de programação, sendo ideal para quem precisa de soluções desenvolvimento de dispositivos avançados baseados em Wi-Fi.

Ou seja, trata-se de uma grande adição para quem precisa de suporte inteligente em dispositivos baseados na Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês). De acordo com a MediaTek, isso inclui uma série de soluções bem conhecidas de grande parte dos consumidores, como “câmeras IP, dispositivos de vigilância, aparelhos inteligentes e gateways de Wi-Fi que fazem uso de serviços de nuvem”.

Versões disponíveis

Há duas versões disponíveis nesse novo kit de desenvolvimento de hardware. O LinkIt Smart 7688 (que inclui uma unidade de microprocessador (MPU) com base no chipset MediaTek MT7688AN) e o LinkIt Smart 7688 Duo (que além da MPU inclui uma unidade de microcontrolador compatível com Arduino). Nos dois casos, os kits são vendidos com Wi-Fi embutido e hardware de qualidade — com 128 MB de RAM e 32 MB de ROM.

Marc Naddell (Vice-Presidente do MediaTek Labs) disse: "O MediaTek Labs está focado no estímulo à inovação na Internet das Coisas e tem o prazer de estender a sua família LinkIT de plataformas de desenvolvimento para as comunidades de desenvolvedores, permitindo um desenvolvimento mais amplo de produtos para um mundo mais conectado.".

Para conhecer mais sobre o projeto e fazer a aquisição dos kits, os interessados devem acessar este link. Os valores são bem interessantes: enquanto a MediaTek LinkIt Smart 7688 custa US$ 12,90, o LinkIt Smart 7688 Duo custa US$ 15,90. A MediaTek ainda diz que “uma versão do driver Wi-Fi totalmente de código aberto está em desenvolvimento e deverá ser disponibilizada pela MediaTek Labs nos próximos meses”.

.....

Qual seu maior desejo em relação à internet das coisas? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.