MediaTek anuncia chips voltados para a 'construção' de casas inteligentes

2 min de leitura
Imagem de: MediaTek anuncia chips voltados para a 'construção' de casas inteligentes

Recentemente, durante a Computex 2015, a MediaTek anunciou dois novos produtos para o seu portfólio: os chipsets MT7623 e MT7683, ambos voltados para o uso em gateways focados no desenvolvimento da Internet of Things (IoT) e das casas inteligentes.

As novas plataformas quad-core CA7 da companhia taiwanesa podem suportar roteadores 4x4 11ac, hotspots WiFi e roteadores de mídia utilizando OpenWrt. Um dos destaques desses componentes é que eles contam com a tecnologia TRGMII, a qual visa permitir o tráfego bidirecional entre redes WLAN e LAN e assim promover uma experiência de conexão mais veloz.

O MT7623 e o MT7683 suportam vários dos principais padrões que estão sendo estabelecidos para a IoT e, de acordo com a MediaTek, são os primeiros gateways do mundo a aceitar que equipamentos com padrões diferentes destinados e esse conceito revolucionário de conectividade trabalhem juntos nas “smart houses”.

As novidades da companhia serão capazes de operar em conjunto com o MT7687, que é o primeiro chipset ARM Cortex M4 para IoT da MediaTek, incluindo um mecanismo de segurança aprimorado.

Aliás, conforme informado pela empresa, esses novos produtos suportam os recursos de segurança mais recentes para uma experiência sem fio rápida e segura. Mais do que isso, a MediaTek está trabalhando com empresas de software de segurança, como a Trend Micro. A ideia é oferecer uma gestão abrangente de segurança para todos os equipamentos relacionados à IoT, de gateways a periféricos.

Tanto o MT7623 quanto o MT7683 suportam conteúdo de várias formatos e fontes: sonoro e visual através de cabo ou Bluetooth; de equipamentos portáteis através de BLE; de dispositivos móveis através de WiFi; além de conexões via NFC. É assim que eles podem servir como hub central de comunicação para os eletrodomésticos das casas inteligentes. Com isso, um dispositivo pode ajudar a controlar vários outros, desde a segurança domiciliar até a iluminação e a temperatura.

Seja para suporte comercial ou domiciliar, o MT7623 pode oferecer um serviço de banda larga de até 2 Gbps. Por sua vez, o MT7683 se diferencia por contar com a GPU Mali 450 e HDMI/MIPI para exibir o status de equipamentos IoT conectados através de uma TV, por exemplo. Confira abaixo um resumo fornecido pela MediaTek das principais características desses chipsets.

MT7623

  • Baixo consumo de energia 4x4 AP com potente Quad 1,3 GHz CA7 habilitado com DVFS;
  • Variadas configurações de I/O: SwitchGbE de 5 portas  com 5UTP, PCIe, USB3, USB2, SDIO, SPI, PWM, etc;
  • WiFi Sniffer embutido e função de varredura de segundo plano para impulsionar o MT7615 4x4 11ac na maior velocidade;
  • BT 4.1/BLE embutido para conectar caixas de som BT e aparelhos vestíveis;
  • Mecanismos de hardware em 2,5 Gbps: NAT + QoS + SFQ;
  • Mecanismo criptográfico para VPN de 1 Gbps.

MT7683

  • Gateway IoT de baixo consumo de energia com potente Quad 1.3 GHz CA7 habilitado com DVFS;
  • Variadas configurações de I/O: HDMI, MIPI, PCIe, USB3, USB2, SDIO, SPI, PWM, ADC, DAC, IR Rx, PCM e RGMII + TRGMII;
  • Primeiro roteador AP do mundo com suporte HDMI/MIPI, saída 1080p/60 fps e touch-panel de 720p;
  • BT 4.1/BLE embutido para conectar caixas de som BT e aparelhos vestíveis;
  • Mecanismos de hardware a 2,5 Gbps: NAT + QoS + SFQ;
  • Mecanismo para VPN criptográfico de 1 Gbps.

De acordo com a MediaTek, o MT7623 e o MT7683 estarão disponíveis para as fabricantes a partir do terceiro trimestre de 2015. Com isso, a expectativa da companhia é que soluções comerciais apareçam nas lojas até o fim de deste ano.

O TecMundo esteve na Computex 2015 a convite da MediaTek.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.