MediaTek libera primeiros detalhes sobre o seu poderoso Helio X30

1 min de leitura
Imagem de: MediaTek libera primeiros detalhes sobre o seu poderoso Helio X30
Imagem: christiantoday

Os primeiros dispositivos com o chip top de linha da MediaTek, o atual Helio X20, mal começaram a chegar ao mercado, mas a fabricante já está liberando detalhes sobre o seu próximo produto. Estamos falando do Helio X30, um novo processador deca-core da empresa chinesa que, aparentemente, terá desempenho suficiente para superar os modelos de concorrentes como Qualcomm e Samsung.

O X10 chegou a rodar em vários dispositivos da LeTV, da Meizu e da Xiaomi, mas o X20 só pode ser encontrado por enquanto no Zopo Speed 8 e no Doogee F7, ambos com disponibilidade limitada à Ásia. Caso a MediaTek consiga provar o poder do X30, é possível que mais fabricantes sejam convencidas a utilizá-lo em detrimento dos processadores da concorrência.

Os 10 núcleos

Por enquanto, sabemos que o X30 terá dez núcleos na seguinte configuração: 2x 1,0 GHz Cortex A53, 2x 1,5 GHz Cortex A53, 2 x 2,0 GHz Cortex A72 e 4 x 2,5 GHz Cortex A72. Vale destacar que o chip vai trabalhar com o sistema de gatilhos entre esses conjuntos de núcleos para manter o consumo de energia baixo quando o celular não precisar de tanto poder de processamento.

Por isso, os dois conjuntos de núcleos Cortex A53 devem funcionar o tempo todo e, quando chegarem perto da sua capacidade máxima, os dois núcleos de 2,0 GHz vão entrar em ação. Quando esses também chegarem à sua capacidade máxima, os quatro últimos e poderosos núcleos chegam para fazer o trabalho pesado.

Ainda não há informações sobre as capacidades das GPU desse X30, mas se espera que a MediaTek consiga fazer uma versão personalizada e não utilizar as Mali padrão da ARM, que são significativamente menos poderosas que as Adreno da Qualcomm. Por conta disso, os chips da MediaTek normalmente possuem desempenho e CPU muito bons, mas ficam atrás dos concorrentes no que tange à GPU. Será que desta vez eles acertam a mão?

Os chips top de linha da MediaTek conseguem bater de frente com os da Qualcomm e da Samsung? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.