Matemático cria "computador" com 10 mil dominós

1 min de leitura
Imagem de: Matemático cria "computador" com 10 mil dominós

(Fonte da imagem: Reprodução/YouTube (standupmaths))

O YouTube é a prova incontestável de que as pessoas gostam de ver dominós caírem. Mais do que isso, é a prova de que as pessoas adoram fazer extravagâncias com a modalidade. Lá já vimos uma homenagem megalomaníaca à Nintendo, a reprodução de uma obra de Van Gogh, virais com objetos diversos e até dezenas de milhares de iPhones sendo derrubados em uma reação em cadeia. Tudo em prol do espetáculo visual.

Entretanto, o que o matemático — e comediante de stand-up — Matt Parker apresenta desta vez é um pouco diferente: ele usa fileiras de dominó para explicar o funcionamento básico de um computador. Vamos entender, antes de tudo, como trabalha o mecanismo por trás da proposta de Parker.

(Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo)

Como funciona

No primeiro vídeo abaixo (em inglês), ele explica que, criando uma sequência com peças de dominó enfileiradas e tendo duas “entradas” controláveis, pode-se decidir quais “informações” são transmitidas até que o processo chegue à “saída”.

A entrada 2, se ativada junto à 1, por exemplo, impedirá que parte de uma região definida de dominós caia. Várias outras demonstrações são exibidas a partir desse conceito básico e assim Parker mostra que esse é o supra-sumo da lógica por trás dos circuitos de um computador.

E a coisa só tende a ficar mais interessante com a demonstração que Parker fez em público há alguns dias em Manchester, Reino Unido. Ele convocou um time e construiu o que chamou de “o computador mais lento do mundo”. Nada menos que 10 mil dominós organizados sistematicamente para dar as respostas matemáticas solicitadas.

A experiência com 10 mil peças

No segundo vídeo, os exemplos mostram que, dependendo de como você escolhe começar a reação em cadeia, a versão maior é capaz de adicionar qualquer número binário de quatro dígitos e dar como retorno o resultado de uma soma binária de cinco dígitos.

O processo até sofre alguns “glitches” e pede um pouco de atenção extra para compreendermos seu funcionamento, mas provavelmente estamos diante de uma das explicações matemáticas sobre tecnologia da informação mais divertidas que existem por aí.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.