Nova fundação não é para escapar de impostos, afirma fundador do Facebook

1 min de leitura
Imagem de: Nova fundação não é para escapar de impostos, afirma fundador do Facebook
Imagem: Facebook

Após ter revelado ao público que pretende doar 99% de suas ações do Facebook – com valor calculado em aproximadamente US$ 45 milhões, cerca de R$ 168 milhões, Mark Zuckerberg passou a sofrer acusações de que estaria criando uma nova fundação (a Chan-Zuckerberg Initiative) para escapar do pagamento de impostos sobre sua fortuna.

Isso motivou o fundador do Facebook a esclarecer suas ações através de seu próprio perfil na rede social. Segundo ele, a fundação criada em parceria com sua esposa Priscilla Chan não serviria para evitar impostos pelo caráter com o qual foi fundada, sendo uma LLC – Limited Liability Company, ou Companhia de Responsabilidade Limitada, o equivalente a uma Sociedade Limitada (Ltda.) no Brasil. Mas qual é a diferença desse tipo de organização para uma comum?

Sociedade limitada... mas nem tanto

Ao criar uma LLC, Zuckerberg e sua esposa não podem ter vantagens em deduções de impostos e só podem ter abatimentos caso doem dinheiro para instituições de caridade. Como o fundador do Facebook afirma no post em sua página, se eles quisessem se esquivar de taxas obrigatórias, eles teriam criado uma fundação nos padrões normais.

É claro que existem algumas vantagens na abertura de uma LLC nos Estados Unidos, como apurou a publicação The New York Times. Uma delas é o fato de que os bens pessoais do casal não são levados em conta caso a Chan-Zuckerberg Initiative seja processada e caso haja lucro através da instituição, eles serão taxados como indivíduos.

Outros benefícios por criar uma LLC são: não é obrigatória a doação anual de 5% do valor da fundação para a caridade, é possível utilizar o dinheiro da iniciativa para patrocinar partidos políticos ou candidatos individualmente, é permitido bancar startups promissoras, além de algumas outras liberdades. Porém, o foco da nova organização é “o aprendizado pessoal, a cura de doenças, conectar pessoas e construir comunidades fortes”.

Confira a seguir a mensagem original publicada por Mark Zuckerberg em sua página no Facebook:

I want to thank you all for your heartwarming congratulations on Max's birth and on starting the Chan Zuckerberg...

Posted by Mark Zuckerberg on Quinta, 3 de dezembro de 2015

Quais as vantagens que a fundação dessa iniciativa pode trazer para Zuckerberg e sua esposa? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.