Parallels 11 permite o uso da assistente Cortana diretamente de um Mac

1 min de leitura
Imagem de: Parallels 11 permite o uso da assistente Cortana diretamente de um Mac

Apesar de estar preparando o lançamento da assistente digital Cortana para dispositivos móveis com SO Android e iOS, a Microsoft até agora não revelou nenhuma intenção de disponibilizar o programa para os proprietários de Mac. Caso você seja um deles e esteja curioso para testar não apenas a eficiência da assistente como todo o sistema operacional recém-lançado pela Microsoft, provavelmente já ouviu falar do software Parallels.

O programa gera máquinas virtuais dentro do próprio Mac, permitindo a instalação de diversos outros sistemas operacionais, ao mesmo tempo em que mantém o OS X nativo do aparelho ativo. A versão mais recente do software, Parallels 11, é totalmente compatível com o Windows 10 e já está preparada para o OS X El Capitan também. Você pode utilizar os dois sistemas operacionais simultaneamente, deixando as aplicações do Windows rodando em segundo plano, completamente ocultas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Cortana sendo testada em um Mac através do Parallels 11 - Imagem: The Verge/Tom Warren

Graças a isso, você pode ativar a assistente de voz da Microsoft sem precisar alternar entre os sistemas, bastando dizer “Hey Cortana” para uma janela popup surgir no meio da tela. Segundo os testes realizados por Tom Warren, do site The Verge, ela funciona de forma tão eficiente quanto se estivesse instalada em um PC. Além disso, a atualização do Parallels traz melhorias de performance na inicialização e encerramento do Windows e também um melhor desempenho da bateria enquanto a máquina virtual está ativa.

Cortana sendo testada em um Mac através do Parallels 11 - Imagem: The Verge/Tom Warren

No entanto, ter a voz da icônica personagem da série de jogos Halo em um Mac não é algo exatamente barato de se fazer. Isso porque uma cópia do programa custa US$ 79,99 (cerca de R$ 280 reais) por ano e ainda necessita que você instale uma chave original do Windows 10.

Qual é a melhor assistente pessoal: Siri ou Cortana? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.