Conheça algumas das principais causas de lentidão nos PCs com Windows

2 min de leitura
Imagem de: Conheça algumas das principais causas de lentidão nos PCs com Windows
Imagem: Wikimedia Commons

É praticamente universal! Todos os donos de computadores já passaram por situações em que os aparelhos pareciam verdadeiras carroças — por mais avançadas que sejam as peças de hardware utilizadas. Mas quais são as grandes causas para que um PC fique mais devagar? A empresa norte-americana iolo Systems criou uma lista com alguns dos principais problemas que ocasionam lentidão e travamentos em computadores rodando Windows.

Segundo a própria desenvolvedora de aplicativos de otimização, a lista é “resultado de uma série de pesquisas realizadas entre usuários do programa de check-up e manutenção System Mechanic nos últimos anos”, e fazendo parte do processo de desenvolvimento da mais recente edição do software. Confira quais são os pontos que mais drenam o desempenho do seu computador.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fragmentação

Um dos grandes problemas do Windows é a fragmentação dos arquivos de execução de programas. Por causa disso, é comum que aplicativos acabem ficando mais lentos com o passar do tempo. O mesmo vale para documentos salvos no disco rígido, que podem ter os pacotes de dados deslocados após algum tempo.

Pouca memória RAM

Há alguns aplicativos que consomem muito mais memória RAM do que nós desejamos. Por causa disso, são comuns os momentos em que os computadores começam a sofrer travamentos e lentidões. É importante sempre manter esse tipo de componente de hardware saudável e atualizado.

Excesso de programas na inicialização

Enquanto o Windows é inicializado, uma série de softwares e processos são ativados em segundo plano. Quanto maior o número deles, mais demorado será o processo de inicialização do sistema operacional.

Conflito de softwares

Alguns softwares podem entrar em conflito durante a utilização dos computadores, principalmente se eles possuírem os mesmos fins — ter dois antivírus instalados, por exemplo. Lentidão e instabilidade no segundo plano são algumas das maiores consequências nesse caso.

Erros no registro

O registro do Windows é o arquivo-chave do sistema operacional e é lá que ficam armazenados todos os traços de funcionamento do PC. Dados corrompidos ou lacunas mal preenchidas nele podem fazer com que o computador fique perdido e desperdice memória e em alguns momentos.

Arquivos desnecessários

A utilização dos computadores causa, invariavelmente, o acúmulo de arquivos desnecessários e repetidos. Isso pode causar alguns problemas, principalmente se estivermos falando de discos com menores capacidades.

Instabilidade nos drivers

Segundo a iolo, os softwares instalados no computador são alterados com frequência e isso pode causar falhas de atualização por parte dos drivers. Com isso, a instabilidade acaba se tornando uma realidade e a máquina pode sofrer com lentidões.

Congestionamento no SSD

Quem não usa HDs comuns não está livre de todos os problemas. De acordo com a empresa especializada em otimização, muitas células de memória dos drives SSD também podem ficar instáveis com o tempo. O principal motivo para isso é a constante sobreescrita de dados nas células de memória.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.