Trocar a unidade de armazenamento do SSD não é uma tarefa muito complicada. O problema maior está na necessidade de se reinstalar todo o sistema operacional e reconfigurar todos os programas depois da substituição do disco.

Mas e se isso não for necessário? Hoje em dia, existem muitos aplicativos para a clonagem de discos, evitando trabalho e dor de cabeça.

Nós vamos fazer isso com o Acronis True Image HD, um aplicativo que acompanha o SSD Kingston HyperX 480 que testamos há pouco tempo.

Importante: você não pode clonar um disco a partir de um sistema operacional instalado nele. Desse modo, é preciso iniciar a máquina a partir de um disco de boot que já traga o software, como o aplicativo que nós testamos.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Iniciando o processo

Depois de selecionar a linguagem na tela inicial, basta escolher a opção “Clone Disk” do menu. Feito isso, uma tela com duas opções deve surgir: “Automatic” e “Manual”.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

A segunda opção oferece ferramentas avançadas de particionamento, permitindo que você altere o tamanho e o formato das partições encontradas nos discos livremente. Já a primeira guia você através do processo de forma clara e simples, sem complicações; portanto, é com essa que nós vamos trabalhar.

A tela seguinte mostra todos os discos instalados no computador, pedindo para que você selecione o disco de origem dos dados. Selecione a unidade que será clonada e continue.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

A próxima tela mostra a mesma lista de discos, mas dessa vez é preciso selecionar a unidade de destino.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Um aviso dizendo que todas as informações do disco de destino serão substituídas surge na tela. Certifique-se de ter escolhido os discos certos para não correr o risco de perder algum dado importante.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Em seguida, uma tela mostra o resumo da operação. Caso a unidade de destino seja maior que a de origem, a partição será redimensionada automaticamente.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

A velocidade da clonagem depende diretamente da velocidade dos discos e da quantidade de dados contida neles.

Depois que o processo terminar, o seu novo HD ou SSD já poderá ser utilizado normalmente.

Backup de partição

O Acronis True Image HD também oferece a opção de backup de partições.

O processo é bem parecido com a clonagem. Basta selecionar a opção “Backup” na tela inicial. Em seguida, selecione a partição que deseja salvar.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

O aplicativo vai perguntar pelo local de destino do arquivo de backup; basta selecionar um drive que tenha espaço disponível e clicar em “Generate name” para criar o backup.

Esse Backup pode ser recuperado mais tarde através da operação inversa.

Cupons de desconto TecMundo: