The Windows Dead: vulnerabilidade transforma PCs em zumbis

1 min de leitura
Imagem de: The Windows Dead: vulnerabilidade transforma PCs em zumbis

Uma equipe de pesquisadores da Cylance, empresa de segurança cibernética, encontrou uma vulnerabilidade que afeta todas as versões do sistema operacional da Microsoft. Ou seja, não importa se você tem um Windows XP ou a versão preview do Windows 10, o perigo existe.

A vulnerabilidade apareceu pela primeira vez em 1997. Porém, morta desde então, ela foi recriada nos laboratórios da Cylance e ainda funciona com toda a eficácia dos 90. Isso significa que estamos lidando com um "zumbi".

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Como ela funciona: uma fragilidade no sistema permite que criminosos roubem nomes de usuário e senhas dos Windows — e ainda de outros programas de mais de 30 fabricantes, como Adobe, Apple, Oracle e Symantec. Para fazer o zumbi andar, um hacker precisa enganar o Windows Server Message Block para entregar as credenciais de alguém que clique em um link malicioso.

Contudo, isso não é tão ruim como parece. Desde os anos 90 a técnica criminosa não era usada e ela só foi reproduzida dentro dos laboratórios da Cylance. Obviamente, eles não explicaram como tirar vantagem da vulnerabilidade zumbi.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.