Novo malware permite que a polícia controle seu smartphone

1 min de leitura
Imagem de: Novo malware permite que a polícia controle seu smartphone
Imagem: RT.com

Grupos de pesquisadores do Kaspersky e do The Citizen Lab parecem ter descoberto um novo malware que permite à polícia ter acesso total ao seu smartphone Android (e também aparelhos iOS com jailbreak).

A ferramenta, chamada RCS (“Remote Controled System” ou “Sistema de Controle Remoto”, em português), pode ser instalada tanto por USB ou SD Card quanto remotamente através de links infectados. Quando infectado, um smartphone com o software pode ter seus dados de localização monitorados; além disso, a polícia pode ainda usar a câmera do aparelho para tirar fotos quando quiser ou mesmo utilizar seu microfone para fazer gravações de áudio.

Atualmente, acredita-se que o RCS foi desenvolvido pelo Hacking Team, uma empresa de Milão que trabalha com programas de vigilância para a polícia em diversos países. Não foi identificado um local específico onde a ferramenta esteja em uso – os relatórios, contudo, acreditam que está ativa na Arábia Saudita, visto que o aplicativo falso Qatif foi o primeiro em que o malware foi encontrado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.