Cuidado: email com malware afirma que você ganhou ingressos para a Copa

1 min de leitura
Imagem de: Cuidado: email com malware afirma que você ganhou ingressos para a Copa

(Fonte da imagem: Reprodução/FolhadeSPaulo)

No próximo ano, o Brasil vai sediar a Copa do Mundo de Futebol, assim como você e muita gente já deve saber. Por conta da popularidade do evento, quem quiser uma entrada para assistir a alguns dos jogos precisa entrar com um pedido prévio com a FIFA, se candidatando aos sorteios que estão sendo realizados.

Há uma quantidade significativa de pessoas que já estão tentando comprar os seus ingressos, sendo que a organização do evento responde por email, confirmando se o pedido foi feito com sucesso ou não. Além disso, no próximo domingo a Federação afirma que vai enviar mensagens de texto para o pessoal que realmente vai ter um bilhete.

Apesar de toda essa organização, pessoas mal intencionadas estão utilizando o nome da FIFA e o evento de 2014 para infectar o computador de diversas pessoas. Isso é feito através de um email afirmando que você é o “feliz ganhador” de um par de ingressos para assistir aos jogos da Copa do Mundo.

Driblando o perigo!

Ainda não está claro qual é o objetivo desse golpe — como infectar a máquina atrás de senhas ou apenas fazer com a pessoa pague por ingressos, por exemplo. No entanto, pelo que foi divulgado, os emails falsos podem ser identificados apenas com um pouco de atenção. Como a FIFA afirma, nos emails oficiais, há o número do pedido feito, que é um dado que somente o comprador conhece.

Outra característica importante é o fato de o remetente mais conhecido que participa deste golpe é o "sorteado@fifa2014.com.br", de modo que você pode ficar alerta às mensagens desta “pessoa”. Além disso, é sempre aconselhável acompanhar a situação da sua compra antes de clicar em links de emails sobre os ingressos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.