Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/The Lookout Blog)

A Lookout, empresa de segurança focada nos portáteis, informou na terça-feira em seu blog oficial que uma nova versão do malware Legacy Native (LeNa) está circulando entre os Androids. Diferente da praga anterior, a nova consegue invadir aparelhos non-root (que contam com o software original). Por ora, o malware não foi encontrado em apps na Google Play.

Segundo a postagem da Lookout, o malware fica escondido em imagens JPEG e ao ser ativado ele se comunica com um servidor remoto para baixar um pacote de arquivos maliciosos para o dispositivo — esse app é uma imitação chinesa do Google Play. Além disso, uma vez instalado no Android, esse vírus pode baixar softwares sem a autorização do proprietário, compartilhar informações pessoais do aparelho e assumir o controle de diversas funções.

Para se precaver, a Lookout recomenda ficar atento a comportamentos estranhos do aparelho, sempre verificar as permissões requisitadas por cada app, baixar apenas software de locais confiáveis e instalar uma solução de segurança. Utilizadores do Lookout não precisam se preocupar, pois o programa já está atualizado e impede a contaminação com o LeNa.

Cupons de desconto TecMundo: