Patente preenchida pela Apple mostra novos menus e barras de ferramentas

1 min de leitura
Imagem de: Patente preenchida pela Apple mostra novos menus e barras de ferramentas

Novo sistema patenteado pela Apple

Fonte da Imagem: Patently Apple

Uma nova patente registrada pela Apple surgiu na Europa e descreve um novo sistema de menus e barras de ferramentas com barras de rolagem (scrollable menus and toolbars). O novo sistema deve ser usado não apenas em computadores de mesa e notebooks, mas também no iOS, que faz iPhones e iPads funcionarem.

Sem complicar

A ideia é simplificar ainda mais o desktop na versão OS X Lion que será lançada. Ele deve permitir ao usuário controlar as informações através da tela multitoque. Teoricamente, os menus e barras de rolagem devem se adaptar ao usuário, sendo modificados de acordo com cada gesto feito.

Para computadores, celulares e tablets

Fonte da Imagem: Patently Apple

O sistema será personalizado pelo próprio usuário, de acordo com suas necessidades. É quem usa o computador que poderá modificar a ordem em que aparecem os comandos e funções do menu de rolagem aparecem no sistema. De acordo com onde está (e como faz o gesto), funções diferentes são abertas, o que facilita o uso rápido de certas opções em ocasiões necessárias.

Cada opção responderá a um gesto diferente com opções na tela, que vão desde salvar arquivos ou ainda, a abertura de aplicativos diferentes. Segundo a patente, cada comando feito pelo usuário abre um item do menu, que está organizado na ordem específica.

Além disso, os menus podem ter seus padrões modificados. Enquanto alguns são apresentados na tela como círculos recheados de ícones, outros funcionam como uma lista limitada de opções, que podem ser acessadas de acordo com a situação.

Entretanto, como se trata apenas de uma patente, não é possível visualizar exatamente como tudo isso funcionaria. Porém, vale a pena dar uma olhada nas imagens registradas pela Apple para matar a curiosidade e, quem sabe, ter uma ideia de como o OS X Lion vai trabalhar.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.