Comando de 8 caracteres pode travar praticamente qualquer Mac

1 min de leitura
Imagem de: Comando de 8 caracteres pode travar praticamente qualquer Mac

Reprodução da mensagem de erro postada no Open Radar (Fonte da imagem: Reprodução/Open Radar)

Os computadores da Apple, cujos sistemas operacionais são desenvolvidos pela própria companhia, são considerados mais sólidos e, segundo a maioria das pessoas que os utilizam, não apresentam a mesma quantidade de problemas de funcionamento e malwares vistos nos PCs com Linux e Windows, por exemplo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Contudo, o site Open Radar, em uma postagem realizada no último dia 31 de janeiro, mostrou que um simples código de apenas oito caracteres pode fazer com que praticamente qualquer aplicação do OS X pare completamente de funcionar.

Isso mesmo. Basta que você digite o comando “File:///” em qualquer programa que conte com uma barra de endereços ou algum tipo de campo de busca. Assim que você terminar de digitar a linha de códigos, o software deixará de funcionar, trazendo uma mensagem de erro.

Nos mais diversos programas

Segundo o site Geek O System, o bug aconteceu em praticamente todos os programas em que eles o testaram. A razão, aparentemente, seria um defeito de programação no sistema de reconhecimento de datas e localizações do OS X, utilizado pelo SO para integrar a agenda e outros serviços.

Ao que tudo indica, o código dispara um comando para que um arquivo, cujo caminho simplesmente não existe, seja extraído. Isso causaria um efeito dominó que travaria o programa em questão, fazendo-o parar de funcionar instantaneamente.

A Apple com certeza já deve ter recebido diversas notificações do erro, que, segundo algumas pessoas, acontece somente em determinados programas e versões do sistema operacional. Mesmo assim, uma atualização que conserte o problema deve surgir em breve.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.