Microsoft patenteia tecnologia que detecta ângulo de toque em touchscreens

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft patenteia tecnologia que detecta ângulo de toque em touchscreens

Temos publicado diversas notícias recentemente a respeito dos supostos próximos flagships da Microsoft, o Lumia 940 e sua versão com tela maior, o Lumia 940 XL. Agora, o Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos – USPTO, na sigla em inglês – vem aumentar ainda mais as especulações feitas em relação aos aparelhos ao revelar uma solicitação de patente feita pela empresa no início do ano passado.

Trata-se de uma tecnologia que usa os sensores presentes na tela do aparelho para detectar a posição e o ângulo em que o dedo do usuário ou uma stylus se aproxima da tela, o que faz com que o sistema saiba quais ícones não estão visíveis. Isso seria possível graças ao sistema 3D Touch, que supostamente estará presente nos aparelhos.

Ele conseguiria detectar a distância não só da ponta do dedo ou da caneta em relação à tela como também de um segundo ponto de referência mais acima, o que permite o cálculo de angulação entre os dois. Assim, o usuário poderia apontar para um ícone que não estivesse diretamente abaixo de seu dedo, por exemplo, ou o telefone afastaria para os lados os botões que estivessem “cobertos”.

Imagem presente no registro de patente, exemplificando como funcionaria o sistema de detecção de ângulo - Imagem: USPTO

Outra aplicação útil, segundo o relatório de aplicação da patente, seria durante o uso do teclado virtual do aparelho, que poderia ter suas letras aumentadas conforme os dedos se aproximassem da tela, o que diminuiria os erros de digitação.

Especula-se que o sistema 3D Touch será compatível com uma grande gama de sensores, inclusive pelo sistema Intel Realsense, presente no Microsoft Hello, software que será lançado junto com o Windows 10. Ele reconhecerá o usuário através de reconhecimento facial, leitura da íris ou das digitais, dispensando o uso de senhas para acessar o aparelho.

As diversas informações que têm vazado a respeito das duas versões do Lumia 940 dão como certa a presença do Microsoft Hello nos aparelhos. Então só nos resta aguardar para ver se na prática essa patente de sensores de angulação será tão interessante quanto ela se mostrou em teoria. Isto é, caso ela seja mesmo implementada.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.