O Nokia N95 foi um dos primeiros celulares com câmera de 5 MP no mercado. Em 2007, quando ele foi lançado, essa era uma verdadeira revolução na fotogafia móvel — ele tinha sensor com tamanho 1/2.5" e lentes Carl Zeiss.

O site All About Symbian resolveu comparar o modelo com um dispositivo lançado bem depois: o Lumia 930, que possui uma câmera com mais megapixels (porém capacidade de tirar fotos em 5 MP) e o mesmo tamanho de sensor. Como esses dois detalhes não fazem todo o diferencial na composição de uma boa foto e nem são as tecnologias que mais importam na qualidade de um retrato, é curioso notar o que tanto mudou de oito anos para cá.

As evoluções são notáveis: a sensibilidade do sensor aumentou radicalmente, sendo possível capturar mais detalhes em fotos tiradas sob baixa iluminação. A lente também foi aprimorada e a abertura alargada permite maior entrada de luz. A estabilização óptica de imagem é facilmente detectada. Quem realizou o teste também notou um processamento de foto mais rápido e potente (desde ligar a câmera até velocidade do foto e tempo de captura). Por fim, a conversão do documento em formato RAW para JPG resulta em fotos com maior resolução.

É curioso perceber, entretanto, que as fotos do Nokia N95 não são de se jogar fora mesmo em 2015. Vale lembrar que o primeiro smartphone com cãmera também foi da fabricante finlandesa: o Nokia 7650, com 0,3 MP (o famoso VGA).

Na galeria de imagens, a comparação é feita da seguinte maneira: primeiro, estão as fotos do Lumia 930. Em seguida, os retratos tirados praticamente do mesmo lugar pelo Nokia N95.

Cupons de desconto TecMundo: