Sucesso de público, mas com reclamações (Fonte da imagem: Reprodução/Busca Descontos)

Mais uma Black Friday passou e, como bem evidenciou toda a mobilização dos consumidores ávidos por comprar nas lojas físicas e virtuais, o evento veio mesmo para ficar. Bom para quem curte gastar as economias de fim de ano e também para o comércio como um todo.

Isso porque mesmo com tantas reclamações sobre fraude e problemas de infraestrutura nas lojas, o E-bit apontava que somente as lojas online deveriam passar dos 390 milhões de reais de lucro somente no dia de ontem.

O Procon está de olho

Contudo, como já era de se esperar, nem tudo são flores. Segundo uma publicação do Procon de São Paulo, apesar de ter sido percebida uma grande evolução com relação ao evento em 2012, houveram, sim, várias queixas de consumidores – e elas deverão ser investigadas.

Denúncias serão investigadas (Fonte da imagem: Reprodução/Procon-SP)

O órgão afirma que 87 queixas foram compartilhadas pelos consumidores por meio da hashtag #deolhonaBlackFriday. A ideia era facilitar a pulverização de reclamações sobre sites e, de quebra, ajudar o Procon na identificação de lojas que estivessem agindo de má fé.

A postagem cita que todos os problemas relatados pelos consumidores, especialmente a “maquiagem de desconto”, serão investigados. De acordo com o Procon, “se comprovadas as infrações ao Código de Proteção e Defesa do Consumidor, além da aplicação das penalidades nele previstas, o resultado do trabalho será encaminhado ao Ministério Público do Estado de São Paulo para a apuração dos crimes previstos nos artigos 66 (oferta enganosa) e 67 (publicidade enganosa) do Código”.

Reclame Aqui: dia movimentado no site

O site Reclame Aqui registrou ainda mais reclamações durante a última sexta-feira. Segundo o próprio site, em aproximadamente 18 horas de promoção, houve cerca de 5,6 mil protestos de  consumidores insatisfeitos com as mais diversas lojas online. O site destacou, ainda, as páginas que tiveram mais reclamações:

  • Extra
  • Fast shop
  • Ponto frio
  • Submarino
  • Saraiva
  • Magazine Luiza
  • Walmart
  • Americanas.com
  • Casas Bahia
  • Centauro

No ano passado, em 24 horas de evento, o mesmo Reclame Aqui chegou a registrar mais de 8 mil reclamações de consumidores. Isso fez com que o evento ganhasse o apelido de “Black Fraude”. Até mesmo o slogan “tudo pela metade do dobro” surgiu como uma espécie de protesto contra as propagandas enganosas.

Reclame Aqui acompanhou denúncias sobre a Black Friday (Fonte da imagem: Reprodução/Reclame Aqui)

Esse ano, apesar do sucesso ainda maior, com lucros 60% maiores do que em 2012, como pudemos perceber, muitas reclamações se repetiram. De acordo com o blog do Reclame Aqui, “entre as queixas mais comuns este ano, as promoções do tipo ‘metade do dobro’ continuaram no topo. Consumidores de todo o país denunciaram que preços foram elevados nos dias anteriores à promoção para permitir descontos falsos de até 70%, quando na verdade o nível de preços apenas se aproximava da média do último mês”.

Não deixe passar

O Procon de São Paulo alerta que reclamações ainda podem ser feitas por meio dos canais oficiais do órgão – inclusive as redes sociais. Se você quiser fazer alguma denúncia, basta entrar em contato pelo Twitter (@proconspoficial) usando a hashtag #deolhonaBlackFriday e enviar o printscreen da página com o problema. O mesmo procedimento pode ser feito também pelo Facebook (www.facebook.com/proconsp).

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