Review: mouse wireless Logitech Anywhere Mouse MX

6 min de leitura
Imagem de: Review: mouse wireless Logitech Anywhere Mouse MX

Um mouse que pode ser utilizado em praticamente qualquer superfície – inclusive vidro – e que oferece um design compacto com vários funções e botões extras: essa é a proposta do Logitech Anywhere Mouse MX, um dos diversos modelos disponibilizados pela tradicional fabricante de acessórios.

Esse acessório, com foco na versatilidade, mira nos consumidores que não querem se preocupar com a possibilidade de o produto não funcionar corretamente em determinada superfície. Além disso, seu design compacto o torna ideal para aqueles que o levam na mochila e não querem ficar se preocupando com fios ou um mouse exageradamente grande.

Seus botões extras também se destacam com relação ao de outros modelos da mesma marca,  pois oferecem funções extras, como avançar ou retroceder em páginas web ou trocar de aba rapidamente enquanto navega na internet. Vale ainda mencionar que ele é sem fio, dispensando totalmente a necessidade de se enrolar com cabos e se perder em meio a tanta confusão.

A Logitech cedeu por empréstimo o Logitech Anywhere Mouse MX, e a nossa opinião é o que você confere a partir de agora. Será que vale a pena apostar nesse mouse sem fio? Ou será que é melhor procurar outras opções? Descubra em nossa análise.

O mouse wireless Logitech Anywhere Mouse MX foi gentilmente cedido por empréstimo pela Logitech para a realização desta análise.

Especificações técnicas do Logitech Anywhere Mouse MX

Especificações técnicas

  • Compatibilidade: Windows XP, Windows Vista, Windows 7, Windows 8, Windows 10, Mac OS X 10.4 ou superior e Chrome OS
  • Tecnologia do sensor: Darkfield Laser Tracking
  • Resolução: 1000 dpi
  • Durabilidade da pilha: 4 meses (pode variar dependendo do usuário e das condições do computador)
  • Bateria: 2 pilha AA
  • Número de botões: 5
  • Roda de rolagem: sim
  • Design: destro
  • Distância máxima de funcionamento: aproximadamente 10 metros
  • Sistema sem fio: conectividade sem fio avançada de 2,4 GHz
  • Interface de conexão: receptor USB
  • Altura do mouse: 63 mm
  • Largura do mouse: 90,5 mm
  • Profundidade do mouse: 34,5 mm
  • Peso do mouse (incluindo a pilha): 125 gramas
  • Altura do receptor: 14,4 mm
  • Largura do receptor: 18,7 mm
  • Profundidade do receptor: 6,1 mm
  • Peso do receptor: 1,8 gramas

Design compacto

O Logitech Anywhere Mouse MX tem uma construção realmente compacta, sendo um pouco maior do que o modelo M280, que testamos recentemente – confira a análise neste link. São pouco mais de três centímetros de altura e seis de comprimento quando o mouse está posicionado em uma superfície, o que faz com que o acessório praticamente não encoste na palma da mão.

Logitech Anywhere Mouse MX

O design é ambidestro, mas dois botões adicionais localizados na lateral foram especialmente desenvolvidos para serem utilizados por quem é destro. Canhotos dificilmente encontrarão utilidade para esses acionadores, que foram criados para o dedão da mão direita. Ainda na parte dos lados, um material emborrachado ajuda a manter a aderência durante a utilização do acessório.

No topo, algumas novidades chamam atenção. O scroll possui duas características que geralmente não estão presentes em outros mouses: um acionador para cada um dos lados – direita e esquerda – e a ausência de um botão quando pressionado. A ação foi transportada para um pequeno botão que fica localizado ao lado da rodinha, mudança que pode gerar estranheza para quem está acostumado a usar o botão do scroll.

O design é ambidestro, mas dois botões adicionais localizados na lateral foram especialmente desenvolvidos para serem utilizados por quem é destro

Ainda no topo, o material plástico que reveste o Logitech Anywhere Mouse MX é um pouco escorregadio e não oferece muita aderência durante a utilização. Na base, quatro superfícies garantem um deslizar suave sobre praticamente qualquer tipo de plano, o que realmente atende a proposta da fabricante. Há uma pequena tampa que cobre o sensor – o que desliga o mouse – e o acesso para o local onde as pilhas são conectadas.

Outra vantagem desse modelo é o fato de ele vir acompanhado com uma pequena bolsa para transporte. Assim, é fácil levá-lo para onde você quiser, o que permite dispensar a utilização do touchpad em notebook ou facilitar a vida de quem vai fazer apresentações com projeções. A pequena bolsa possui material de qualidade e com certeza protege o acessório durante o transporte.

Logitech Anywhere Mouse MX

Funcionamento e várias funções

O destaque do Logitech Anywhere Mouse MX são os botões adicionais do scroll. Pode parecer estranho, mas ter um botão que possui a ação de "ir para o lado" é realmente útil quando você se acostuma com ele. Durante a navegação em páginas web, por exemplo, é possível pular de uma aba para outra sem precisar levar o cursor até o topo da tela.

A posição do botão principal do scroll, que agora fica localizado um pouco acima da roda, pode gerar um pouco de confusão para quem estava acostumado com o acionador no próprio scroll. Entretanto, com o tempo é fácil se habituar e passar a utilizar o botão dedicado para essa ação.

Na lateral, os botões adicionais realmente são bastante úteis, especialmente para aqueles que costumam navegar muito em páginas web

Na lateral, os botões adicionais realmente são bastante úteis, especialmente para aqueles que costumam navegar muito em páginas web. A função de voltar/avançar sem precisar levar o cursor do mouse até os botões dedicados para essas ações no navegador é muito prática.

Porém, o principal destaque o Logitech Anywhere Mouse MX é o fato de ele funcionar em praticamente qualquer superfície, inclusive vidro. Durante a nossa análise, testamos esse mouse em diversos materiais diferentes, constatando realmente que ele funciona muito bem em quase qualquer meio. Mesmo aqueles lugares translúcidos, onde mouses convencionais não funcionam, são o terreno perfeito para esse acessório.

Logitech Anywhere Mouse MX

Isso acontece por causa da tecnologia Logitech Darkfield Laser Tracking, que é capaz de usar as irregularidades na superfície para rastrear a direção e a velocidade dos movimentos do mouse. Essa técnica usa os menores detalhes possíveis para criar um mapa praticamente microscópio do material sobre o qual o Logitech Anywhere Mouse MX está, proporcionando maior precisão mesmo em superfícies reflexivas ou translúcidas.

O que vem na caixa?

  • Mouse Logitech Anywhere Mouse MX
  • Receptor Logitech Unifying
  • Bolsa de viagem
  • Duas pilhas AA
  • Documentação do usuário

Bateria inclusa

Uma das vantagens dos mouses da Logitech é o fato de eles já trazerem pilhas compatíveis. Isso significa que é só você tirar o acessório da embalagem, instalar a bateria e sair usando. Isso evita aquele trabalho de encontrar ou comprar pilhas para começar a usar o produto.

De acordo com a Logitech, o MX possui autonomia de 4 meses, o que deve ser bem possível se considerarmos que o acessório se desliga automaticamente depois de alguns minutos sem uso. Isso ajuda a economizar bateria, prolongando a vida útil das pilhas.

Logitech Anywhere Mouse MX

Vale a pena?

Esse mouse da Logitech definitivamente é uma ótima opção para quem quer um acessório para carregar na mochila e levar para todos os lugar. Ele realmente funciona em quase qualquer lugar, mesmo sobre superfícies em que acessórios tradicionais não funcionam, como vidro ou materiais reflexivos.

O formato compacto pode incomodar aqueles que estão acostumados com um mouse de tamanho completo, mas é uma vantagem grande para quem vai carregá-lo por aí. A presença de uma pequena bolsa de transporte de ótima qualidade ajuda ainda mais nessas horas.

Porém, o preço desse acessório pode assustar um pouco aqueles que querem economizar. Durante o nosso período de testes, o preço mais baixo encontrado foi R$ 240,26, um valor um pouco salgado. Contudo, o Logitech Anywhere Mouse MX oferece funcionalidades e um tamanho compacto que realmente acabam compensando esse valor, especialmente se levarmos em conta a capacidade de funcionar sobre praticamente qualquer superfície e a bolsa para transporte.

Se você está pensando em adquirir um acessório compacto e com botões extras que ajuda na navegação, o Logitech Anywhere Mouse MX é uma boa opção. É verdade que existem opções de mouses se fio pela metade do preço, mas eles dificilmente oferecerão os mesmos recursos desse modelo.

.....

E você, acha que vale a pena apostar nesse mouse da Logitech? Ou o melhor mesmo é comprar o acessório de outra marca? Você possui esse modelo? Se sim, compartilhe com a gente a sua opinião sobre ele!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.