Um grupo de pelo menos 14 desenvolvedores se reuniu em Nürnberg, na Alemanha, para discutir os problemas e os planos para o futuro da instalação de aplicações no Linux, com o objetivo de tornar melhor a instalação e remoção de programas no sistema do pinguim.

Entre os assuntos abordados na Cross-distro Meeting on Application Installer, que aconteceu durante os dias 19, 20 e 21 de janeiro, estavam a necessidade de uma interface de usuário única para a instalação de arquivos, uso, criação e armazenamento de metadados, acordo sobre qual protocolo usar para metadados não estáticos, e decidir quais metadados devem ser compartilhados por todas as distribuições.

O evento, que foi financiado pela Novell e pela Debian, também contou com a participação de programadores da Fedora, Ubuntu, e Mageia, além da SuSE e da Debian. Entre outras notícias postada por Richard Hughes, em seu blog, está a possibilidade de Centro de Software do Ubuntu (Ubuntu Software Center) em outras distros, já que o software está sendo adaptado para uso em conjunto com o PackageKit, um sistema desenvolvido para tornar mais fácil a instalação e atualização de programas.

Confira um resumo da conferência assistindo ao vídeo que incorporamos no início deste artigo!

Cupons de desconto TecMundo: