Multitouch nativo chega ao Ubuntu a partir de atualização 10.10

1 min de leitura
Imagem de: Multitouch nativo chega ao Ubuntu a partir de atualização 10.10

Finalmente a tão esperada função multitouch chega aos sistemas Linux de forma nativa. A empresa Canonical, responsável pelo Ubuntu, está desenvolvendo um sistema de reconhecimento de toques múltiplos a partir da versão 10.10 de seu sistema de código aberto.

A grande novidade está na criação paralela de uma nova distribuição especialmente para netbooks. Batizada de Unity, ela é mais leve e terá suporte completo para essa tecnologia, seja para toques na tela ou no trackpad dos aparelhos.

Em seu blog oficial, o fundador da Canonical, Mark Shuttleworth, afirmou que a proposta é tornar possível a criação de aplicativos independentes que utilizem o multitouch, da mesma forma que já acontece com produtos da Apple e da Microsoft. Com isso, a fabricação de tablets com Linux pode ser algo real.

Ubuntu terá multitouch nativo

Ainda de acordo com Shuttleworth, os testes estão sendo realizados em um notebook Dell XT2 e a ideia é que até a atualização 11.04 ele já esteja completamente funcional e com aplicativos compatíveis. Porém, nenhuma data foi mencionada.

No entanto, o recurso multitouch não é inédito em sistemas Linux. Já é possível utilizar esse método por meio de aplicativos de terceiros criados especialmente para isso, como o uTouch. O desenvolvimento do Unity e do Ubuntu 10.10 serve principalmente para padronizar o formato.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.