O crescimento do sistema operacional Ubuntu foi arrasador nos últimos anos. Desde seu lançamento, em 2004, a distribuição representa hoje cerca de 50% de tudo o que há baseado em Linux no mundo, uma marca impressionante, conquistada com o trabalho e a cooperação de desenvolvedores do mundo inteiro.

Segundo os criadores do Ubuntu, a décima versão do sistema operacional merece uma reformulação visual que trará novas metas ao projeto. Para tornar isso realidade, um pequeno time liderado por Mark Shuttleworth conduziu uma revisão completa da marca, além de seus valores e identidade.

Baseado nesses princípios, um novo conjunto de elementos visuais foi produzido e compartilhado com os principais membros da comunidade de arte do Ubuntu. Os representantes do Ubuntu, Kubuntu, Edubuntu, Xubuntu, Mythbuntu e SpreadUbuntu trabalharam juntos para aprimorar as mudanças que você confere abaixo.

Valores da marca

A reformulação do Ubuntu se aplica principalmente aos valores da marca. Em resumo ao que foi publicado pelos desenvolvedores, o sistema operacional é sinônimo de precisão em funcionalidades e prazos, confiabilidade, colaboração entre desenvolvedores e a liberdade trazida pelo código aberto.

O crescimento da marca Ubuntu é fruto de qualidade em desenvolvimento, o que o torna a distribuição Linux de maior sucesso na história. O objetivo daqui para frente é reformular o sistema operacional para que ele dispute lado a lado com Microsoft e Apple e seja gratuito para todos usarem e contribuírem.

Leve para olhar e usar

Outro ponto de destaque nas mudanças que virão com o Lucid Lynx são quanto ao visual do sistema e de suas marcas. Todo o conjunto terá a leveza como foco, o que deverá ser percebido ao ver e utilizar o novo Ubuntu.

Para os desenvolvedores um aplicativo leve não é necessariamente simples, mas deve usar os recursos do computador com eficiência, rodar rapidamente e ser personalizado sem complicações. Esses ideais serão aplicados na nova versão do Ubuntu e reformularão diversos aspectos do sistema operacional.

A mudança mais interessante é na interface dele, que mostra elementos e efeitos de muito bom gosto aplicados ao visual. O modelo em tons escuros chama a atenção e mostra que em termos de elegância o Ubuntu não perde em nada para os outros sistemas operacionais. O Lucid Lynx será disponibilizado para download precisamente no dia 29 de abril, gratuitamente para todos os usuários do mundo.

Cupons de desconto TecMundo: