Como criar ícones personalizados no Desktop do Gnome?

1 min de leitura
Imagem de: Como criar ícones personalizados no Desktop do Gnome?

Criar atalhos personalizados no Desktop do Gnome é muito mais fácil do que se imagina, como vamos conferir neste artigo. O primeiro passo é definir para qual o programa queremos criar o atalho. Além disso, também é possível informar parâmetros junto com o aplicativo, como URLs. No nosso exemplo, o ícone criado irá permitir o acesso à seção Linux do baixaki com somente um duplo-clique.

Botando a mão na massa


O primeiro passo para a criação do ícone é clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção “Criar Lançador”. Como consequência, a seguinte interface será exibida:

Tela inicial do criador de ícones


A primeira opção pergunta qual o tipo de lançador, se é um Aplicativo, um Aplicativo para terminal ou uma localização no disco ou Web. No nosso caso, vamos escolher “Aplicativo”. Em seguida, você deve informar o nome do ícone. No nosso exemplo, ele irá se chamar “Baixaki Linux”.

Logo depois, o programa pergunta qual será o comando aberto pelo nosso ícone. O aplicativo para abrir a nossa página será o navegador Firefox. Para que o browser já mostre o Baixaki Linux na tela inicial, precisamos informar a URL por parâmetro. Logo, esse campo seria preenchido da seguinte maneira: “firefox https://www.baixaki.com.br/linux".

Em seguida, basta escolher um comentário, que será a frase exibida quando você passar o mouse por cima do ícone, como: "Baixe seus aplicativos preferidos no Baixaki" em nosso exemplo.

Neste ponto, a janela estará configurada como a figura abaixo mostra:

Campos preenchidos


O último passo consiste em adcionar a imagem que será utilizada no ícone. Para facilitar, nós criamos um ícone muito bonito no baixaki, o qual pode ser baixado neste link. Para adicioná-lo, basta clicar no ícone da mola.

Repare no ícone do Baixaki


Finalmente, nós temos como resultado o ícone criado e funcionando perfeitamente:

Confira o resultado!

O que são Bad Sectors?

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.