Hoje vamos aprender como configurar o layout do teclado no Ubuntu, caso ele esteja desconfigurado por algum motivo qualquer. Todo o processo é muito simples e leva somente pouquíssimos minutos.

Para acessar a ferramenta de configuração de teclado no Ubuntu, basta clicar no menu “Sistema → Preferências → Teclado”. Clicando sobre a aba “disposições”, é possível observar a seguinte tela abaixo:

Preferências do Teclado


O seu teclado pode estar desconfigurado por dois motivos distintos: ou o modelo do teclado não é compatível com o hardware utilizado, ou então as teclas não estão dispostas de maneira correta. Apesar de parecerem a mesma coisa, existe uma pequena diferença entre ambos problemas.

Ajustando o modelo do teclado

Por algum motivo, pode ser que o modelo do teclado escolhido pelo sistema não seja o mesmo que você esteja utilizando. Isso pode acarretar em teclas que não possuem nenhuma função. Ou então, pode não existir nenhuma tecla correspondente para um ou mais caracteres do teclado.

Para selecionar o modelo mais adequado, basta procurar a informação correta sobre o hardware utilizado e escolher a opção correspondente nas listas de “Fabricantes” e “Modelos”:

Escolha um modelo de teclado


Para grande parte dos brasileiros, basta selecionar a opção “ABNT2” na lista de modelos.

Ajustando a disposição das teclas

Caso o modelo do teclado utilizado seja o utilizado como driver do sistema, mas ainda exista algum problema de teclas trocadas, altere a disposição do teclado conforme a configuração mais indicada, clicando no botão “adicionar”. Como resultado, temos a seguinte tela:

Escolha uma disposição


Para facilitar a escolha por parte usuário, o sistema apresenta graficamente cada um dos layouts existentes. No caso da maioria dos brasileiros, basta escolher o país “Brasil” e a variante “Brasil”:

Disposição Brasil escolhida


Após seguir os passos acima, você poderá aproveitar todo o potencial do seu teclado.

Cupons de desconto TecMundo: