Redes com Windows e Linux?

3 min de leitura
Imagem de: Redes com Windows e Linux?

Hoje  iremos debater um assunto um tanto quanto curioso: o que fazer quando possuímos computadores de sistemas operacionais diferentes e precisamos que eles compartilhem arquivos ou impressoras através de uma rede?

Atualmente, não é difícil encontrar ambientes de trabalho (e até mesmo ambientes domésticos) onde existam computadores que utilizam sistemas operacionais diferentes, mas que precisam compartilhar um rede em comum.

A grande pergunta que surge quando pensa-se nessas redes é se haverá problemas na comunicação entre esses computadores de sistemas diferentes. Felizmente, existem soluções que permitem que haja harmonia em uma rede com sistemas operacionais distintos.

Uma rede de computadores.

Soluções Para a Rede

Soluções para os principais problemas encontrados em uma rede.

Hoje em dia existem várias soluções para os vários problemas encontrados na hora de montar uma rede. Cada solução vai depender das necessidades da sua rede e de quanto você pretende dispor para investir na rede.

O problema mais comum encontrado quando se trata de montar uma rede (até mesmo quando os computadores da rede possuem o mesmo sistema operacional) é o compartilhamento de arquivos e de impressoras.

Uma das soluções é utilizar dispositivos que são ligados diretamente na rede, o que faz com que não seja necessária a comunicação direta entre as máquinas que possuem sistemas operacionais diferentes.

Interligar Periféricos

Uma solução interessante para quem quer maior autonomia.

Uma rede com vários equipamentos.

Impressoras ligadas na rede

Antigamente as impressoras tinham que ser ligadas diretamente em um computador, o qual seria o servidor para impressão, e se este computador estivesse desligado ou viesse a falhar, toda a rede ficaria sem recursos de impressão.

Mas hoje existem impressoras que podem ser ligadas diretamente na rede através de dispositivos Ethernet (tecnologia para redes mais usada atualmetne), o que torna dispensável a necessidade de um computador como servidor de impressão. Basta você conectar a impressora à rede e ligá-la, e após isso só será necessário fazer a instalação dela nos computadores que fazem parte da rede.

Arquivos armazenados na rede

O mesmo problema da necessidade de um servidor exclusivo acontecia quando queríamos disponibilizar arquivos na rede. Antigamente era necessário um computador exclusivo para armazenar os arquivos a serem acessados pelo restante da rede, e caso este computador fosse desligado a rede perdia o acesso aos arquivos.

Também foram criadas soluções para armazenar arquivos em redes.  Essas soluções também dispensam a necessidade de um computador exclusivo para o armazenamento, e fazem uso de dispositivos NAS (Network-Attached Storage), semelhantes a um HD externo, os quais podem utilizar protocolos NFS, CIFS/SMB ou FTP para transferência de dados.

Mas nem sempre compensa desembolsar mais para ter os confortos acima citados. Se a sua rede for doméstica ou se for uma rede empresarial pequena, pode-se simplesmente fazer uso das opções “antigas” - as quais são muito utilizadas e suprem com as necessidades encontradas em redes de sistemas heterogêneos.

Interligar Computadores

Uma solução mais viável para quem quer gastar menos.

Computadores interligados.

Você pode optar por utilizar os próprios computadores interligados na rede para servirem as necessidades da rede. Mas eles irão se enxergar mesmo possuindo sistemas operacionais diferentes? A resposta é Sim!

Alternativas para uma rede heterogênea

Rede de Computadores.

A mais conhecida alternativa para uma rede heterogênea é o software Samba. Ele é o intermediador que faz com que o Linux enxergue redes Windows e vice-versa. Talvez esta seja a melhor solução para tal tipo de rede, pois é prática, fácil e é grátis!

Veja o que a  nossa equipe diz a respeito do Samba: “Seu principal uso está na aplicação em servidores que rodam o sistema operacional Linux, com diversas máquinas Windows ou Linux conectadas a ele. Apesar de poderem ser SOs diferentes, a integração entre os arquivos ocorre de uma maneira muito natural..”

O aplicativo Samba possui notável aceitação no mercado, pois apresenta grande robustez, o que proporciona a ele uma alta confiabilidade. Atualmente ele vem por padrão em várias distribuições Linux. O recomendamos não apenas para usuários domésticos, mas também para empresas que tenham interesse em uma solução de baixo custo para redes heterogêneas.

Qual é a melhor solução?

Afinal, qual é a melhor forma de organizar a sua rede?

???

Todas as soluções citadas neste artigo funcionam, o que você deverá levar em conta é se vale a pena investir mais para ter uma rede mais robusta e com mais autonomia, ou se montar um rede usando apenas computadores já não é suficiente para suas necessidades.

Se você pretender montar uma rede doméstica, com poucos computadores, não há a necessidade de se investir mais do que em um hub para a sua rede. Já se você possui uma empresa, e quer que ela possua maior independência entre os arquivos compartilhados e impressoras da rede, analise se haverá mesmo vantagens e invista sem medo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.