Ninguém tem paciência para lidar com um computador lento. O trabalho fica mais difícil, os jogos não funcionam direito e qualquer tarefa simples passa a ser extremamente cansativa.

Para algumas pessoas, esse trabalho pode ser resolvido “formatando” o computador. É claro que, começar do zero, significa ter uma máquina inteiramente funcional novamente. Entretanto, isso também significa perder todos os seus arquivos e configurações ou perder horas realizando backup dos dados importantes e depois reconfigurando tudo.

Mas você sabia que é possível resolver a maioria dos problemas de lentidão sem precisar reinstalar o sistema? Hoje em dia existem diversas ferramentas disponíveis para isso no mercado: algumas, inclusive, bastante poderosas.

Um exemplo disso é o O Baidu PC Faster: um aplicativo desenvolvido para melhorar o desempenho do seu computador. O programa possui diversas ferramentas para otimizar os recursos do sistema operacional da sua máquina, removendo itens desnecessários e organizando os arquivos instalados.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Nesse artigo, vamos aprender algumas dicas simples e rápidas para melhorar o desempenho do computador. E você não precisa ser um especialista em computadores para conseguir fazer isso, basta seguir as nossas dicas.

1. Removendo arquivos inúteis do sistema

O Limpador faz uma varredura no computador à procura de diversos itens que possam estar atrapalhando o funcionamento adequado do sistema operacional. Além de lotar o HD, esses arquivos fazem com que alguns aplicativos precisem de mais tempo para serem executados.

Para fazer isso, acesse o recurso “Limpeza dos arquivos inúteis”. Aqui, é possível eliminar arquivos temporários de navegação, arquivos de instalação de aplicativos e arquivos de log do sistema. Caso você queira ser mais rigoroso na limpeza, é possível selecionar independentemente cada um dos itens que se deseja remover.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Para completar, existe a opção para “Limpeza do registro”. Aqui, o Baidu PC Faster analisa o registro do Windows em busca de chaves inválidas, associações e aplicativos que não existem mais, além de diversos outros registros que podem estar deixando o computador mais lento.

2. Elimine rastros de suas atividades recentes

Não quer que saibam que você mexeu no computador? Acesse o “Limpador” e elimine qualquer rastro de suas atividades na máquina. A “Limpeza de privacidades” trata de dar um fim aos registros de atividades dos programas.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo) 

Histórico de navegadores, cookies, informações gerais de uso da máquina e diversos registros diferentes por todo o sistema operacional. Com essa limpeza, é como se o computador nunca tivesse sido utilizado antes.

3. Plugins maliciosos

Os plugins são instalados nos navegadores com o objetivo de adicionar funções específicas, como permitir a reprodução de vídeos em um formato específico ou animações em Flash, por exemplo. Contudo, alguns plugins possuem objetivos um pouco menos nobres.

Alguns deles podem exibir anúncios publicitários não solicitados em páginas da internet, enquanto outros podem até mesmo monitorar os seus dados sem que você saiba. Apesar de eles apresentarem menos risco que um vírus, por exemplo, muitas vezes a sua simples presença pode tornar os navegadores instáveis e prejudicar o desempenho do seu computador.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Para remover esses plugins, acesse o “Limpador” do Baidu PC Faster e, em seguida, selecione a opção “Limpador de Plugin” para deixar a sua máquina livre destes intrusos.

4. Atualize o Windows e garanta a segurança

Manter o Windows atualizado é essencial para garantir a segurança e a estabilidade da máquina. A ferramenta de atualização do sistema incluída no Baidu PC Faster mostra todos os pacotes de atualização do Windows organizados por diversas categorias, começando com os mais importantes e passando pelos opcionais.

Para completar, também é possível ver um relatório de todos os pacotes que foram instalados através do “Gerenciador de pacotes”, encontrado no canto inferior da janela.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Ao posicionar o cursor do mouse sobre cada um dos itens, é possível acessar a opção “Detalhar” e ver exatamente do que se trata cada um dos arquivos através de descrições completas em português. A opção também permite que você baixe manualmente cada um dos pacotes para instalar manualmente mais tarde nessa ou em outras máquinas sem acesso à internet.

5. Remova as pragas virtuais e deixe a máquina mais rápida

Para garantir a segurança da máquina, nada melhor que fazer uma verificação em busca de vírus e malwares. A Baidu possui um ótimo aplicativo de antivírus, o Baidu Antivirus 2013. Desse modo, a empresa optou por adicionar os dois principais motores do seu sistema de segurança no Baidu PC Faster. Estão presentes a engine local e o sistema de análise de arquivos na nuvem, que utiliza os servidores da empresa para analisar os arquivos infectados.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

O sistema e a interface da ferramenta são muito parecidos com aqueles apresentados no antivírus da companhia. É possível fazer uma verificação completa, rápida ou personalizada, em que você escolhe somente o que deseja analisar.

Basta clicar em “Verificar Vírus” e escolher o tipo de inspeção que você deseja fazer na sua máquina.

6. Deixando o computador mais rápido com um clique

Para aumentar a velocidade do sistema com apenas um clique, abra o acelerador e clique em “Acelerar”. O sistema faz diversos ajustes automáticos para garantir a saúde do computador.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Entre as alterações, existem ajustes no tempo de inicialização, em que o Baidu PC Faster desativa serviços ou aplicativos não essenciais para o sistema, eliminação de alguns arquivos inúteis e aceleração de internet, que compreende a limpeza de cache dos navegadores e ajustes de algumas opções importantes.

7. Faça o computador ligar mais rápido

Para a sua máquina ligar mais rápido, acesse o acelerador e vá até o gerenciador de tempo de inicialização. Veja quais programas estão deixando a máquina mais lenta e desative aqueles que não forem necessários (o programa indica quais são eles).

A opção exibe diversos serviços do Windows que são executados automaticamente toda vez que você liga a máquina: tudo é separado por categorias e o aplicativo ainda mostra um relatório com o tempo economizado após a alteração dos itens recomendados.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Para remover um por um dos aplicativos que iniciam junto com o Windows, é possível acessar a opção “Itens de Inicialização”. Ali é possível ver cada um dos programas instalados e ainda ter um relatório com o tempo necessário para a execução deles.

8. Ganhe mais desempenho nos jogos

Liberar os recursos da máquina é essencial para garantir mais desempenho nos jogos, e o Baidu PC Faster traz uma ótima ferramenta para isso. Trata-se do Acelerador de Jogos, que aumenta a performance do computador liberando mais memória e removendo aplicativos que podem estar ocupando o processador e a memória.

Para fazer isso, basta pressionar o botão “Acelerar” e iniciar o game es questão. Mas existe um modo mais simples — e automático para fazer isso. Você pode configurar os games para rodar automaticamente a aceleração do sistema. Para isso, basta clicar no ícone “+” no canto inferior da tela e procurar o executável do jogo que você quer acelerar.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Ao fazer isso, o ícone do jogo fica na interface do acelerador, e cada vez que você rodar o jogo por ali o Baidu PC Faster vai executar a ferramenta automaticamente. Quando o jogo for finalizado, o sistema volta ao seu estado inicial.

Caso você queira ter mais controle sobre os processos do sistema alterados pelo acelerador, pode verificar manualmente cada um deles através da guia “Processos” encontrada na interface do software.

9. Restaure arquivos apagados sem querer

Isso já deve ter acontecido com muita gente: apagar determinados arquivos do computador sem querer e se arrepender depois. Felizmente, quando deletamos um documento, ele não desaparece realmente. O que a máquina faz é marcar aquele espaço como “livre”. Desse modo, enquanto nada for gravado no local, o arquivo continua lá.

Para tentar buscar esses documentos, você pode acessar o “Restaurador de Arquivos” do Baidu PC Faster. Essa opção pode ser encontrada na tela de início, dentro das ferramentas.

O programa oferece uma lista com os lugares mais comuns de busca, incluindo a Área de trabalho e a Lixeira do sistema. Mas também é possível procurar em algum local específico, como uma pasta de documentos, por exemplo.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

E se você não lembrar o local em que estavam esses itens? Tudo bem, clique em “Não me lembro” e deixe o Baidu PC Faster fazer todo o trabalho para você. Depois de examinar o disco, ele apresenta uma lista completa com os principais arquivos identificados durante a varredura, mostrando a condição de recuperação de cada um deles.

Mas lembre-se: a chance de recuperação é inversamente proporcional ao tempo desde que o documento foi apagado.

10. Acelere o sistema a qualquer momento

O Baidu PC Faster também possui uma ferramenta de aceleração simplificada, para facilitar o seu trabalho e proporcionar mais desempenho rapidamente. Trata-se da opção “Acelerar Agora”.

Esse item pode ser encontrado dentro das ferramentas principais. Ao clicar sobre o ícone, um marcador que mostra os recursos da máquina passa a ficar residente no canto superior direito da tela.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Ao clicar sobre ele, você tem a opção “Acelerar Agora”, uma função que fecha alguns serviços desnecessários para o funcionamento da máquina, liberando mais memória para os aplicativos.

.....

Essas foram apenas algumas dicas simples para melhorar o desempenho do seu computador. O Baidu PC Faster ainda apresenta um grande número de recursos para deixar a sua máquina mais “esperta”. Vale a pena navegar pelas opções e descobrir.

Cupons de desconto TecMundo: