O mercado de notebooks se parece muito com o de celulares. Há tantas fabricantes e modelos que fica difícil escolher um novo aparelho. No segmento dos computadores portáteis, contudo, algumas marcas se destacam com propostas realmente inovadoras.

É o caso da LG que vem lançando modelos conversíveis, notebooks mais poderosos e aparelhos com design diferenciado. Desta vez, no entanto, a fabricante coreana optou pelo desenvolvimento de um produto ousado que pretende concorrer com o Macbook Air.

O LG Ultra PC, também conhecido como LG Ultra Slim Gram, é um portátil que pretende ser o computador daquele usuário que não quer carregar muito peso, mas que busca alto desempenho e uma máquina realmente elegante.

Trata-se de um ultrabook que vem com processador Intel Core i7, tela Full HD, drive de estado sólido (SSD) e outros recursos que prometem alta performance. Além de tudo isso, este modelo se destaca pela espessura reduzida. A ideia é promissora, mas será que ele supera os concorrentes?

Especificações

Benchmarks

3DMark

PCMark 8

Design impressionante

Bom, conforme comentamos, este computador é um concorrente do Macbook Air, por isso o mínimo que esperávamos era ver um produto elegante e realmente fino. A verdade é que o aparelho da LG supera expectativas.

Não há como botar defeito em nada, pois o design foi pensado para impressionar e atrair a atenção do consumidor que busca uma máquina bonita. O revestimento todo na cor branca é um dos destaques, já que destoa dos concorrentes.

O acabamento é perfeito e o material empregado na construção não é parece ser tão frágil. Destoando da maioria dos computadores semelhantes, o LG Ultra PC foi construído com um plástico que parece mais fosco e áspero, o que evita aquela sensação de produto barato.

As curvas nos cantos são bem suaves, o teclado fica muito bem distribuído e o touchpad gigante é perfeito para aproveitar todos os recursos do Windows. A tela foi projetada para ocupar todo o espaço disponível, sendo que as bordas laterais são bem finas.

Quer mais? Aliás, menos? Esta máquina pesa apenas 980 gramas e tem somente 1,36 cm de espessura. É simplesmente incrível, já que temos aqui uma máquina mais fina e leve do que o consagrado Macbook Air.

Até quem tem um computador premium vai sentir uma pontinha de inveja. O único problema no visual é que a sujeira aparece com facilidade, já que o tipo do material acumula facilmente poeira e manchas. Contudo, um paninho úmido pode resolver este inconveniente.

Hardware promissor

Ainda que seja realmente pequeno, este computador não é uma máquina para usuários que buscam apenas o básico. A configuração de hardware é muito boa e qualquer um fica impressionado ao saber que ele traz um processador Core i7.

É claro que, por conta do perfil do produto, o modelo utilizado neste ultrabook é modesto (e tem apenas dois núcleos), focando mais no baixo consumo de energia do que no desempenho. De qualquer forma, ele roda todos os apps e alguns jogos recentes com qualidade razoável.

Aliás, falando na jogatina, o chip gráfico é o Intel HD Graphics 4400. Não é o que existe de mais avançado, mas ele quebra um galho. Os títulos para Windows funcionam sem dificuldades e até mesmo alguns títulos como Batman: Arkham City podem ser executados com configurações gráficas reduzidas.

Por conta da carcaça de espessura reduzida, o processador esquenta um bocado. Isso não deve ser um problema no dia a dia, já que os apps mais leves não causam tanto estresse ao chip. Agora, na hora de rodar um jogo, esteja preparado para colocar o ultrabook em cima da mesa, pois a GPU aquece muito e não há saídas de ar.

O LG Ultra PC vem com 4 GB de memória RAM. É o padrão para a maioria das máquinas, mas, sinceramente, nós esperávamos mais. Infelizmente, a fabricante não vende modelos com maior capacidade. O jeito é instalar mais um módulo se você quiser ficar tranquilo.

O SSD de 128 GB tem espaço para guardar muitas imagens, documentos e músicas. Agora, se você é do tipo que curte baixar filmes ou deixar joguinhos instalados, então vai ter que carregar um HD externo, já que a LG não tem modelos com maior capacidade.

Display fantástico

A tela do LG Ultra PC é espetacular. São 13,3 polegadas com resolução Full HD e excelente nível de brilho. As cores são chamativas e garantem uma experiência digna de um aparelho premium. Seja para navegar ou curtir um filme, o display garante conforto e bons resultados.

A superfície é reflexiva, mas com o nível de brilho elevado você não deve ter dificuldades para enxergar o conteúdo mesmo em ambientes com excesso de iluminação. Quando configurado em nível de brilho reduzido, o display ainda exibe os conteúdos com boa qualidade — e isso gera uma boa economia de energia.

Bateria e som

O sistema de áudio do LG Ultra PC surpreende. O áudio sai em alto e bom tom pelos espaços laterais que garantem bom nível de volume até mesmo em locais barulhentos. Ele é muito bem regulado, com níveis de agudos e graves bem equilibrados.

O grande problema desta máquina é a bateria. Tanto nos benchmarks quanto nos testes práticos, o LG Ultra PC sofreu para ficar ligado por mais de 3 horas. Para vídeos no YouTube, com o brilho em 50%, você não conseguirá mais do que isso.

É decepcionante ver que a bateria é tão fraca, já que você vai precisar levar o carregador para todo lugar se quiser usar seu notebook. Claro, é possível prolongar o tempo de uso ao reduzir totalmente o brilho da tela e ao desligar o WiFi, mas isso não resulta em uma experiência muito confortável.

Vale a pena?

Vamos deixar claro que não estamos tratando de um notebook voltado ao público que deseja apenas o básico. O LG Ultra PC é um aparelho que traz muito mais do que a configuração de hardware existente em PCs que apresentam o mesmo desempenho.

Esta máquina tem uma arquitetura impressionante, projetada para caber em uma carcaça realmente fina. É preciso levar em conta também que este LG tem um sistema de refrigeração eficiente, o qual funciona até mesmo sem saídas de ar.

Não só isso, também vale ressaltar que estamos tratando de um dispositivo que tem um design realmente atraente. Portanto, não podemos simplesmente colocá-lo no mesmo patamar de máquinas mais simples que trazem o mesmo hardware.

Acreditamos que os consumidores que buscam um produto compacto, leve e bonito vão encontrar neste LG uma excelente opção. O preço sugerido de R$ 3.299 é justo se levarmos em conta todos os benefícios e tecnologias do produto.

Além disso, se compararmos com o produto da Apple, que é seu principal concorrente, a vantagem quanto ao custo-benefício é nítida. Ele realmente só fica devendo em termos de bateria, mas isso também não é o fim do mundo, considerando as demais qualidades. Deixamos nossos parabéns à LG pelo excelente produto!

Cupons de desconto TecMundo: