Câmeras de celulares estão cada vez melhores, sendo que atualmente você não precisa mais carregar uma máquina fotográfica na bolsa para conseguir boas imagens.

O LG G4 é um dos celulares mais luxuosos dessa fabricante, sendo considerado um gadget capaz de competir com os melhores aparelhos da Samsung, Motorola e até da Apple.

A câmera traseira do G4 possui 16 megapixels e traz um detalhe que nenhum outro celular possui: uma lente com abertura f/1.8, o que indica que ele consegue capturar muita luz. Para mostrar o que a câmera desse celular consegue fazer, a LG publicou um vídeo com o fotógrafo Colby Brown, no qual ele comenta sobre os melhores recursos deste gadget. Veja o vídeo:

O foco aqui é aproveitar as ferramentas manuais, algo que nem todas as câmeras de celular possuem. Além disso, com o LG G4, você vai conseguir cores mais reais do que nunca! Veja na lista a seguir as cinco dicas que o fotógrafo apresentou no vídeo e o que isso quer dizer.

1) Aproveite bem a abertura de f/1.8

Na prática, você não tem como escolher — o LG G4 traz uma lente com abertura fixa, então não dá pra regular esse ajuste. No entanto, as implicações disso são enormes para quem quer fotografar livremente. Uma abertura tão grande quanto essa indica que muita luz vai entrar na lente — ou seja, mesmo em ambientes pouco iluminados, o G4 dá conta de fotografar sem deixar os detalhes granulados.

Veja a imagem acima, por exemplo: mesmo com pouca luz, ele foi capaz de registrar fielmente as cores e detalhes, trabalhando com um ISO baixíssimo e uma velocidade de captura não tão lenta. Ou seja, a qualidade foi mantida, a foto não vai ficar tremida e a luz foi bem aproveitada. No entanto, essa abertura significa uma profundidade de campo bem menor — clique aqui e saiba o que isso significa.

2) O modo manual do G4 é bom: use-o!

Fotografar no manual não é difícil: você tem basicamente três controles: ISO, abertura e velocidade. Como a abertura do G4 é fixa, os ajustes manuais dele (além das configurações de cor e brancos) são restritos ao ISO e velocidade. Via de regra, quanto menor for o valor deste primeiro, mais detalhes e cores fortes.

Já a velocidade, varia bastante. Você pode ajustar um valor bem pequeno (menor do que 1), para fotografar cenas em movimento com o foco no objeto que está se movendo. Ou, se preferir, configure um tempo maior e capture o trajeto dos elementos, por exemplo. Veja neste artigo como você pode brincar com isso.

3) Aproveite o sensor de cores do G4

Esta dica é mais um aviso: este celular tem um sensor chamado "Color Spectrum Sensor", que é capaz de reconhecer as mais variadas nuances de cor, mesmo em ambiente com uma iluminação mais "difícil" para a câmera. Por exemplo, fotografias dentro de florestas tendem a ficar muito escuras ou muito claras, com as cores "lavadas", mas não é o que acontece aqui.

Além de conseguir balancear a iluminação, o LG G4 consegue fazer o mesmo para as cores — dessa forma, ele age como se estivesse constantemente fotografando com um certo grau de HDR, sempre compensando áreas iluminadas demais ou de menos e deixando as cores mais vibrantes.

4) Use a estabilização ótica

Praticamente qualquer máquina digital ou câmera de celular atual possui algum tipo de estabilizador de imagem. Isso é importante para que você não tire fotos tremidas, mesmo que esteja sem um tripé. O estabilizador do LG G4 é diferente dos demais, funcionando antes da foto ser batida e não depois, como acontece com os recursos similares que se baseiam no pós-processamento.

Este recurso, aliado com a abertura de f/1.8, significa que você não vai precisar se preocupar com fotos tremidas, mesmo em situações pouco favoráveis, como mostrado na foto acima (pouca luz e vários detalhes nítidos). É claro que é sempre bom cuidar para minimizar isso naturalmente, mas esse estabilizador funciona bem e é uma ótima ferramenta de apoio.

5) A câmera frontal tem 8 MP: não deixe de usá-la

Se você já está impressionado com a qualidade da câmera principal do LG G4, então é bom relembrar: o recurso para fotografias frontais (selfies, conferências de vídeo, fotos em grupo etc.) possui 8 MP e permite tirar fotografias incríveis. Uma ferramenta de correção automática de imperfeições ajuda a deixar o seu rosto livre de marcas e olheiras, tudo sem precisar de edição depois.

Outra dica interessante é que você pode usar o botão de volume para tirar a foto — dessa forma, aquela selfie em grupo pode ser mais facilmente batida, já que você não precisa alcançar o disparador na tela (e o botão de volume fica em uma área de fácil acesso na parte de trás). Use e abuse da câmera frontal deste celular, seja para conversas em vídeo, snaps divertidos ou fotos para o Instagram.

Cupons de desconto TecMundo: