LG G3 vs. Samsung Galaxy S5: qual câmera ganha?

4 min de leitura
Imagem de: LG G3 vs. Samsung Galaxy S5: qual câmera ganha?

Não é à toa que a câmera do LG G3 vem chamando bastante atenção. Tudo isso se deve, é claro, à tecnologia de foco automático por laser do aparelho, que promete ser muito mais rápida para tirar uma foto — o que resulta, por sua vez, em uma maior qualidade de imagem. Mas será que isso faz mesmo alguma diferença?

Para responder a essa pergunta, já foram feitos vários testes comparando alguns dos smartphones mais famosos do mercado atual – um deles, inclusive, colocou cinco dos principais aparelhos em um “combate” e acabou aqui no TecMundo.

Agora, chegou a hora de colocarmos o LG G3 em uma batalha direta contra o principal smartphone Android da atualidade: o Samsung Galaxy S5. O teste, feito pelo site CNet, comparou os dois aparelhos em dez situações bastante diferentes. Confira logo abaixo o resultado a que eles chegaram.

1- Enfrentando a luz

O primeiro teste feito colocou os aparelhos em uma situação bastante comum: uma foto de dia, em um local “aberto”. A diferença é pequena, mas os mais atentos vão perceber que o Galaxy S5 se saiu melhor – a área da armação iluminada pela luz do sol ficou distorcida no G3, enquanto o verde do canto superior direito da imagem saiu um tanto desbotado.

2- No mercado

Embora o sistema de foco por laser permita que você tire a foto com mais velocidade no G3, parece que isso não garante um foco melhor em si. Prova disso é a comparação acima, em que o smartphone da LG acabou apresentando uma imagem um pouco mais borrada que o normal.

3- Claro e escuro

Consegue perceber alguma diferença entre as duas fotos? É provável que muito pouco. Ambos os aparelhos se saíram igualmente bem nesse teste. De fato, você provavelmente só sabe qual foi tirada em cada smartphone pelo formato wide do S5.

4- Na cafeteria

É neste teste que o G3 definitivamente se saiu melhor. Enquanto o S5 trouxe um resultado razoável, o smartphone da LG apresentou uma quantia incrivelmente maior de detalhes – basta prestar atenção na parede de tijolos, ao fundo, para perceber a diferença.

5- Veículo em movimento

Mudando o teste para as ruas, vemos o LG G3 se sobressair por pouco graças ao sistema de foco por laser na hora de fotografar um veículo: no caso, é possível perceber que as bordas do ônibus estão consideravelmente menos embaçadas do que no S5, que não conseguiu alcançar o foco ideal tão rápido.

6- Correndo

Ok, o G3 se sai bem com um objeto grande se deslocando de maneira relativamente lenta. Mas e no caso de uma pessoa correndo, quando você tem apenas um instante para tirar a foto antes de perder a cena? Pois é, parece que com o S5 seria tarde demais, enquanto o foco a laser do aparelho da LG conseguiria pegar o momento bem em tempo.

Antes que você comece a reclamar da qualidade da pessoa (que ficou obviamente borrada), vale lembrar que isso não é culpa do foco, e sim da velocidade do obturador da câmera. E aqui mesmo os melhores aparelhos não fariam milagres.

7- Correndo no escuro

Passando a situação acima para um ambiente mal-iluminado, o resultado foi o mesmo, com o G3 conseguindo capturar a pessoa um instante antes de ela sair de cena e o S5 fotografando apenas o vazio. Olhos atentos também vão perceber que o Galaxy se sai um pouco pior com relação ao ruído de imagem nas áreas escuras.

8- Pouca luz

O teste acima traz resultados um tanto mistos. Por um lado, a câmera do S5 capturou um pouco mais de detalhes dos objetos; em compensação, o caso de ruído citado acima fica ainda mais claro com o aparelho da Samsung. Então vamos considerar um empate.

9- Champanhe

Focando na garrafa de champanhe do cenário anterior, não restam dúvidas quanto à superioridade do LG G3 em ambientes mal-iluminados – enquanto ele tirou uma foto com perfeição em detalhes e cor, o S5 continua com problemas com relação aos ruídos na imagem.

10- No escuro

A última comparação, feita sem qualquer fonte de luz que não o próprio celular, deixou certo a superioridade do LG G3 para fotos noturnas. Isso porque, enquanto o smartphone da LG tirou uma foto comum com ótimo nível de detalhes, o flash do S5 deixou a cena com um tom esbranquiçado. E não vamos nem mencionar os ruídos causados pelo smartphone da Samsung...

Vencedor: LG G3

Apesar de ter se saído um pouco pior em situações mais comuns de iluminação e ambiente, em todo o resto tivemos como vitorioso o LG G3. E pelo visto o foco realmente faz a diferença: infelizmente a tecnologia não faz milagres para evitar fotos borradas para objetos em movimento, mas ao menos você vai conseguir capturar a cena mais rápido.

Mesmo assim, é preciso admitir que a diferença entre ambos é mínima, a ponto de que, na maioria dos casos, você vai ter que ficar praticamente “colado” no monitor para perceber algo. Então, fica o aviso: o G3 tem sim uma câmera poderosa, mas não a ponto de realmente pesar na hora de escolher qual aparelho comprar.

E você, o que achou dos resultados? Deixe suas opiniões abaixo.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.