Lenovo faz recall de mais de 500 mil cabos que podem estar superaquecendo

1 min de leitura
Imagem de: Lenovo faz recall de mais de 500 mil cabos que podem estar superaquecendo
Imagem: Flickr/Cameron Strandberg

Você acha que celulares são os únicos eletrônicos a pegar fogo ou explodir esporadicamente, causando o pavor de quem dorme com o aparelho debaixo do travesseiro? Os notebooks também estão bastante sujeitos a erros de projeto ou defeitos de bateria, que podem provocar acidentes com o produto, mas, desta vez, o problema envolve um simples cabo de força. Está sendo feito um recall da Lenovo de mais de 500 mil desses itens, devido a relatos de uma série deles ter superaquecido, derretido ou queimado.

A empresa chinesa precisou tomar a decisão após incidentes envolvendo o cabo de modelo LS-15 terem sido reportados por consumidores fora dos Estados Unidos. O recall atinge a peça que é acoplada ao adaptador de energia e vai até a tomada, presente em diversos modelos de notebook vendidos pela Lenovo entre fevereiro de 2011 e junho de 2012 – embora os computadores portáteis da série Lenovo IdeaPad pareçam ser os mais afetados.

“Para garantir que todas as diretrizes de segurança estejam sendo seguidas, solicitamos que pare de usar qualquer cabo de energia afetado”, é o pedido feito na página da Lenovo, visando evitar acidentes mais graves com o item defeituoso. O site da companhia oferece todas as informações necessárias para que seus clientes identifiquem se estão com a peça em questão, mostrando fotos e dados como número de série e quais produtos especificamente podem sofrer com o problema.

O mesmo link pode ser usado para fazer o cadastro para a troca gratuita da peça, se o consumidor perceber que o cabo de força adquirido faz parte do recall. “Infelizmente os Centros de Serviço e Assistências Técnicas no Brasil não poderão trocar o seu cabo de energia diretamente. O procedimento deve ser feito por meio do site”, informa a empresa na seção de Perguntas Frequentes, o que vai fazer com que você tenha que esperar alguns dias até receber o produto da Lenovo e poder recarregar o seu notebook.

Vale lembrar que o cabo de energia LS-15 já teve outro recall por conta de defeitos em peças que acompanhavam notebook da HP e Compaq, quando 6 milhões deles precisaram ser trocados por todo o mundo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.