Cientistas criam LED ultraflexível que pode ser implantado sobre a pele

1 min de leitura
Imagem de: Cientistas criam LED ultraflexível que pode ser implantado sobre a pele

LEDs sobre a pele

Fonte: io9

Imagine LEDs tão pequenos e flexíveis que podem ser implantados debaixo da sua pele sem provocar irritação e que ainda ajudam a transmitir informações. Esta ousada proposta é a mais nova aposta de um grupo de pesquisadores da Universidade de Illinois.

A ideia, em princípio, pode soar absurda. Afinal, imagine você andando por aí com um ponto de luz aceso no seu corpo? No entanto, a aplicação pode ter muito mais utilidades do que se imagina.

Os LEDs concebidos pelos pesquisadores têm pouco menos de um milímetro de espessura. A aplicação deles pode ser feita tanto sobre a pele, de forma estática, quanto sob a pele, de forma cirúrgica.

LED retorcidos

Fonte: io9

Como são flexíveis, eles podem assumir diversas formas. O material é resistente a torções de até 720 graus e é à prova d’água. Assim o usuário pode ficar tranquilo, já que tem a garantia de que os LEDs não sairão na piscina ou mesmo durante o banho.

Outra ideia do autor é criar uma espécie de tatuagem de LED, em que o usuário implanta sob a peles tantas luzes quanto forem necessárias para formar uma imagem ou desenho. Já em utilizações cirúrgicas, a função pode ser a de indicar o local de um hematoma ou de um tumor para que ele não seja ultrapassado durante uma cirurgia.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.