Lanterna para situações de risco

Fonte da Imagem: Yanko Design

Imagine a seguinte situação: você está no cinema e, de repente, as luzes se apagam. Quem se lembra de filmes famosos certamente vai ficar com um pouco de medo quando tudo estiver escuro, à espera de algum psicopata maluco que vai pular para a primeira fila. Junte a isso crianças e idosos para que a evacuação seja um verdadeiro caos, com pessoas correndo para todos os lados.

Os designers Kyubaek Kim e Minhee Jung, entretanto, pensaram em uma maneira interessante de você sair de situações de risco de forma organizada e sem maiores problemas. A Emergency Flashlight é uma lanterna feita para essas situações, que não apenas ilumina o ambiente, mas também deixa tudo mais organizado.

Ao tirar a lanterna da parede, em locais estrategicamente localizados, a pessoa pode usá-la simplesmente como um aparato para encontrar a saída. Entretanto, se mais pessoas estiverem por ali, a Emergency Flashlight pode ser dividida em duas, ambas com luz LED em suas extremidades.

Movida a bateria e com iluminação de LED

Fonte da Imagem: Yanko Design

A diferença fica por conta do que existe entre uma ponta e outra: enquanto os adultos ficam com as extremidades iluminadas, crianças e idosos seguram um fio fluorescente, que serve como guia para mostrar o caminho. Assim ninguém se perde, e todos podem ser levados em segurança para as saídas de emergência.

Será que funciona?

A ideia, apesar de boa, é passível de críticas. Em uma situação de risco, o mais comum é que pessoas saiam correndo desgovernadamente, sem nenhuma organização. O fio estaria no meio do caminho, sendo capaz até mesmo de provocar acidentes.

 

 

Entretanto, se tudo fosse mais organizado, ou em locais com menos pessoas e treinamento adequado, certamente seria uma boa pedida. Vale a pena comentar que este ainda é um conceito, portanto não existe em lojas ou em locais de risco. Mas que a ideia é interessante, isso é.

Cupons de desconto TecMundo: