(Fonte da imagem: Reprodução/Android Police)

Normalmente, você só pode acompanhar o consumo da bateria do seu tablet ou smartphone Android pela barra medidora que decresce e muda de cor – fora isso, o único jeito de habilitar uma porcentagem em forma de número seria instalar uma ROM, mas isso afasta muitos consumidores. Com a versão KitKat (4.4) do sistema operacional, entretanto, os donos desses aparelhos ganharam uma opção a mais.

Por algum motivo, nessa nova versão a Google decidiu incluir a função, mas de forma bem escondida. Para habilitá-la facilmente no Nexus 5, tudo o que você precisa fazer é baixar este arquivo em formato APK e instalá-lo no aparelho como se fosse um aplicativo comum. Nas opções do "Percent Enabler", basta marcar a caixa "Enable Battery Percent” e reiniciar o gadget para confirmar a mudança.

(Fonte da imagem: Reprodução/Android Police)

Só há um problema: a cor da barra quando a bateria está cheia e a do numeral é branca. Por causa disso, você só pode ver a porcentagem com clareza depois que a bateria fica com menos de 50% da carga. Ainda assim, trata-se de um adicional interessante, fácil de ser instalado e que, muito possivelmente, deve deixar de ficar escondida em alguma atualização futura do Android.

Cupons de desconto TecMundo: