Android KitKat vai incluir recurso "always listening"

1 min de leitura
Imagem de: Android KitKat vai incluir recurso "always listening"

Recurso já está presente no Moto X (Fonte da imagem: Reprodução/Tecnoblog)

O recurso de comando de voz “always listening” deve estar presente no Android 4.4, de acordo com uma build vazada da próxima versão do sistema operacional. O serviço foi apresentado pela primeira vez no Moto X e pode ser ativado sem precisar pressionar qualquer botão no aparelho, mesmo com o smartphone bloqueado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A referência encontrada dentro do Android indica uma habilidade acionada diretamente da tela inicial para tal função. Bastará o usuário dizer “Ok, Google Now” para fazer pesquisas, ligações, anotações, entre outras funcionalidades. Nas versões atuais do Android, é preciso abrir o Google Now, usar o widget do aplicativo ou os botões de alto-falante para ativar os comandos por voz.

Núcleo dedicado

No Moto X, o recurso é ativado através de um único bit de arquitetura de processador chamado “Motorola X8 Compute System”. Dentro dele, existe um único núcleo do CPU dedicado especificamente à “escuta de baixa potência”. É graças a esse recurso que o comando de ativação por voz não consome bateria a um ritmo extremo.

De acordo com o Android Police, o recurso de ativação por voz do Google Now poderá existir como um APK que apareceria para o usuário em forma de um widget. Esse APK vai trabalhar apenas com dispositivos que executam o Android 4.4 (ou superior).

Novo processador da Qualcomm conta com recurso integrado (Fonte da imagem: Reprodução/Slashgear)

Snapdragon integrado

Em um vazamento anterior de uma build italiana do Nexus 5 rodando o Android 4.4 KitKat, foi possível ativar os recursos “OK, Google” e “OK, Google Now” diretamente na homescreen. Entretanto, isso terá grandes implicações para o processador.

Porém, no início do ano, a Qualcomm revelou que o processador Snapdragon 800 terá o recurso de ativação de voz integrado ao seu chipset. E é quase certo que ele será equipado no novo smartphone da Google, reduzindo o consumo da bateria.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.