Handpose: Kinect é usado para registrar todos os movimentos de uma mão

1 min de leitura
Imagem de: Handpose: Kinect é usado para registrar todos os movimentos de uma mão

Embora tenha perdido prestígio junto à Microsoft — que decidiu removê-lo do pacote do Xbox One —, o novo Kinect ainda desperta a atenção de muitos pesquisadores e hackers ao redor do mundo. Entre eles estão os próprios profissionais da Microsoft Research, que desenvolveram um sistema conhecido como “Handpose”, capaz de capturar com precisão os movimentos feitos pela mão humana.

O que torna o projeto particularmente interessante é a sua capacidade de detectar o posicionamento exato de dedos mesmo quando a pessoa em frente ao sensor está se movimentando. Além disso, o dispositivo produzido pela empresa se mostra capaz de trabalhar com distâncias que outros produtos semelhantes simplesmente não conseguem atingir.

Na prática, a invenção tem o potencial de mudar drasticamente a maneira como jogadores interagem com games — os movimentos poderiam ser usados para mover peças de xadrez virtuais ou para ordenar as tropas de um RTS, por exemplo. Além disso, o Handpose poderia ser treinado para aprender a linguagem de sinais, servindo como uma espécie de “tradutor virtual” para pessoas que não podem falar.

No momento, o projeto parece fazer parte daquela categoria de hacks que dificilmente vão ganhar alguma aplicação prática dentro de games — o que não é necessariamente algo ruim. Resta esperar para descobrir se a Microsoft Research vai disponibilizar a ferramenta ao público (através de pacotes de software para o Xbox One ou para o Windows) ou se a novidade se trata somente de um projeto interno com objetivos mais amplos e ainda desconhecidos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.