(Fonte da imagem: Divulgação/Kinect for Windows Blog)

No ano passado, a Microsoft disse que a segunda geração do Kinect ganharia uma versão para Windows e desde então não havíamos ouvido mais nada a respeito. Ontem, porém, no blog oficial da equipe que tem desenvolvido o periférico, foram reveladas imagens que mostram como está ficando seu visual, assim como algumas especificações.

O acessório tem uma aparência bem similar à de sua versão para Xbox One, com exceção da palavra “Kinect” no topo do painel, substituindo o logotipo do Xbox. O “X” dentro da esfera, símbolo da marca, também foi eliminado, recebendo um LED que indica se o hardware está ligado.

Sobre os demais componentes, há um hub para cabos de transmissão de dados e uma fonte de energia. O hub aceita três conexões: o cabo do sensor, a saída USB 3.0 para o PC e um cabo de energia. A fonte suporta voltagens de 100 V a 240 V e possui diferentes tipos de cabos que, segundo os desenvolvedores, podem variar entre as regiões onde o produto for vendido.

(Fonte da imagem: Divulgação/Kinect for Windows Blog)

A opção pela alimentação separada provavelmente está relacionada ao fato de a maioria dos PCs não fornecer pelas portas USB energia o suficiente para manter o aparelho em pleno funcionamento — lembrando que no Xbox One tanto a energia quanto a transferência de dados são feitas por um único cabo que é ligado do sensor ao console. 

Convocação de desenvolvedores

Em 2013, a Microsoft lançou um programa para recrutar desenvolvedores interessados em trabalhar no Kinect para Windows. Os participantes, que tiveram de pagar uma taxa de US$ 400 e se inscrever até 31 de janeiro de 2014, passaram a ter comunicação direta com o time de engenheiros do projeto, além de receber informações privadas e ganhar duas versões do sensor — uma Alpha e uma final.

O primeiro Kinect, conhecido anteriormente como “Project Natal”, foi lançado exclusivamente para Xbox 360 em novembro de 2010, ganhando sua versão para Windows em fevereiro de 2012. Seu sucessor veio junto ao Xbox One e é vendido, até o momento, avulso. A data de estreia no mercado e o preço do Kinect 2 para Windows ainda não foram anunciados, mas a equipe disse que está “chegando cada vez mais perto” de lançar o equipamento.

Cupons de desconto TecMundo: