A grande maioria dos projetos que passam com sucesso pelo financiamento coletivo do Kickstarter é concluída de forma que os apoiadores recebem sempre as suas recompensas, mesmo que muitas vezes com atrasos. O problema é que, vez ou outra, os criadores dos projetos não conseguem concluí-los por diversos motivos e o responsável por isso não estava muito bem definido. Isso até agora, quando a empresa esclareceu suas regras.

Em uma postagem em seu blog oficial, o Kickstarter comentou que a execução e a devida recompensa aos apoiadores são de exclusiva responsabilidade dos criadores de cada projeto. Com isso, caso algum deles seja cancelado, os criadores devem devolver o dinheiro recebido dos apoiadores ou encontrar outra forma de recompensá-los de maneira equivalente.

Yogventures

O site sentiu a necessidade de esclarecer o assunto por conta de problemas criados depois dos rumores sobre cancelamento do projeto que estava desenvolvendo o jogo Yogventures. A notícia se espalhou e os apoiadores não sabiam como recuperar o investimento. Mais tarde, eles ganharam créditos para compras no Steam. Algumas pessoas, entretanto, não ficaram satisfeitas com a troca.

O Kickstarter ressalta a necessidade de transparência no processo de execução do projeto para que os apoiadores fiquem sempre informados sobre os trabalhos com atualizações periódicas. Se você quiser conferir todos os esclarecimentos, acesse esta postagem e fique de olho na hora de apoiar um projeto ou criar um no Kickstarter.

Cupons de desconto TecMundo: