Relembre os personagens secretos clássicos de Mortal Kombat

8 min de leitura
Imagem de: Relembre os personagens secretos clássicos de Mortal Kombat

Falta menos de uma semana para a chegada de Mortal Kombat X. O décimo jogo da série já despertou o interesse tanto dos veteranos da série quanto dos novatos, que estão entrando agora no mundo dos jogos de luta.

Mortal Kombat sempre foi inovador em uma série de aspectos. Um deles foi a chegada dos personagens secretos, iniciada em segredo por John Tobias, designer e co-criador do game original.

Em uma manutenção de rotina do sistema, John Tobias incluiu Reptile, o ninja verde que lutava com os golpes de Scorpion e Sub Zero e ficava no fundo do poço. O mistério aumentou ainda mais quando o personagem começou a aparecer no meio das lutas dando dicas de seu paradeiro, como “Look To La Luna”, “Perfection is the Key” ou “Tip Eht Fo Mottob”.

Essas dicas davam pistas de como encontrar o personagem: a cada três vezes que o cenário The Pit era utilizado, objetos estranhos passavam na frente da lua, incluindo bruxas, o Papai Noel e até mesmo o ET do filme ET, o Extraterrestre.

Para encontrar Reptile era preciso finalizar a luta com dois perfects e um Fatality enquanto os objetos estranhos passavam na frente da lua. Se tudo corresse bem, você poderia enfrentar o ninja verde no fundo do poço.

Mortal Kombat II

Em Mortal Kombat 2 a tradição continuou, mas dessa vez a Midway incluiu três personagens secretos: Jade, Smoke e Noob Saibot. Para encontra-los, também era preciso cumprir algumas exigências.

Jade fica na torre normal do modo arcade, no local onde pode ser visto um ponto de interrogação. Para lutar contra ela, é preciso finalizar um round apenas utilizando o chute fraco. Seus golpes são parecidos com os de Kitana, e ela é invulnerável a magias.

Já Smoke pode ser enfrentado de forma mais aleatória. Isso porque é preciso estar no cenário “The Portal” e ficar atento ao sinal: assim que Dan “Toasty” Forden aparecer no canto da tela, você aperta direcional para baixo + Start. Smoke tem os golpes de Scorpion.

Já Noob Saibot é o mais trabalhoso de todos: é preciso vencer pelo menos cinquenta lutas seguidas para que o personagem desafie você para um kombate, em qualquer modo de jogo. Assim como Smoke, Noob Saibot também possui os golpes de Scorpion.

Todas as lutas secretas acontecem no cenário “Goro´s Lair”, presente apenas em Mortal Kombat 1.

Mortal Kombat 3

Mortal Kombat 3 trouxe apenas dois personagens secretos, sendo os mesmos do game anterior: Smoke e Noob Saibot. Smoke, um ninja pertencente ao clã Lin Kuei também foi transformado em robô, assim como Sektor e Cyrax.

Smoke possui golpes próprios e pode ser selecionado a partir da tela de personagens. Contudo, é preciso digitar um código secreto na tela para que o personagem pudesse ser liberado. Foi a primeira vez que um dos lutadores secretos pode ser selecionado.

Noob Saibot não pode ser selecionado, e aqui aparece com uma silhueta diferente do game anterior. Se lá ele parecia ser um ninja normal, aqui sua sombra lembra o físico de Kano. Para enfrentar o lutador é preciso digitar o código 769-342 na tela de versus. Quem vencer o primeiro round, enfrenta Noob Saibot.

Ultimate Mortal Kombat 3

A versão “melhorada” de MK3 trouxe um monte de lutadores secretos. Três deles podiam ser liberados já na tela de seleção de personagens através de códigos secretos: Mileena, Classic Sub Zero e Ermac. Aqui, Cyber Smoke pode ser selecionado normalmente junto aos outros lutadores.

A versão clássica de Sub-Zero retornou a pedi dos fãs, assim como os outros ninjas tradicionais que não participaram da versão original de MK3. Já Ermac é um personagem que nasceu de um boato lá na época de MK1.

Dentro da tela de configurações do game, existia uma espécie de contador de Ermacs, que aparecia logo abaixo do item “Reptile Battles”. Não demorou muito para que alguém ligasse os pontos. Porém, era somente uma coincidência. Acontece que tanta gente achou que era verdade que a Midway resolveu incluir o lutador em UMK3 de uma vez por todas.

A versão humana de Smoke pode ser selecionada da seguinte maneira: escolha Cyber Smoke na tela de seleção e imediatamente aperte e segure esquerda + HP + HK + defesa + Run. Assim que a luta começar, o robô explode e sua forma humana toma o lugar.

Já Rain e Noob Saibot não aparecem na versão arcade mas ambos são selecionáveis nas versões caseiras de Ultimate Mortal Kombat 3 para Super Nintendo e Mega Drive, além de Mortal Kombat Trilogy que saiu mais tarde para PlayStation, Sega Saturn, Nintendo 64 e PC.

Mortal Kombat Trilogy

Mortal Kombat Trilogy reuniu todos os lutadores dos games anteriores, incluindo vários deles em duas versões diferentes. No PlayStation, o personagem secreto é Chameleon, um ninja que muda de cor durante a luta. E não é somente a sua cor que muda: seus golpes também mudam conforme a cor do lutador: azul para Sub-Zero, amarelo para Scorpion e por aí vai.

Para escolher o lutador, basta selecionar qualquer ninja e, em seguida, segurar esquerda + HP + LP + Run + Defesa.

Aqui também é possível selecionar as versões clássicas de Kano, Raiden, Kung Lao e Jax. Para isso, basta apertar Start em cima dos lutadores na tela de seleção.

Na versão de Mortal Kombat Trilogy do Nintendo 64, existe a versão feminina do lutador, Khameleon, que segue a mesma linha: conforme a cor muda, ela tem os golpes da lutadora em questão (azul para Kitana, rosa para Mileena e verde para Jade).

Aqui, Motaro, Shao Khan e Human Smoke também são secretos mas podem ser liberados através de sequencias especiais.

Mortal Kombat 4 e Mortal Kombat 4 Gold

Em Mortal Kombat 4 tivemos a participação de três personagens: Meat, Noob Saibot e Goro, que é o sub-chefe do game. Meat é apenas um esqueleto, mas funciona como se fosse um skin para os personagens, já que é preciso escolher algum lutador antes de “transformá-lo”.

Já a versão Gold, lançada exclusivamente para Dreamcast trouxe uma série de novos personagens, inclusive um novo lutador secreto. Aqui, Meat deu lugar a Sektor, enquanto Noob Saibot e Goro continuam no game. Sektor possui a mesma aparência de sua versão em Mortal Kombat 3.

Mortal Kombat: Deadly Alliance

O quinto game da série trouxe dois personagens secretos muito mais aleatórios que os games anteriores. O primeiro é “Mokap”, lutador que na realidade é um alguém vestido com a roupa de captura de movimentos (motion capture). Curiosamente quem está com a roupa é Carlos Pesina, ator/lutador que interpretou Raiden em Mortal Kombat 1 e que realizou os movimentos de captura de quase todos os personagens de Deadly Alliance.

Blaze é mais um personagem que saiu de um rumor. Em Mortal Kombat 2, mais precisamente na fase The Pit II, era possível ver um lutador pegando fogo ao fundo do cenário. Alguns diziam que se tratava de Cinder, lutador de Killer Instinct. Contudo, até então era apenas alguém desconhecido.

Mortal Kombat: Deception

Esse jogo traz apenas um lutador secreto. E ele não ninguém menos que Liu Kang, lutador morto por Quan Chi e Shang Tsung no game anterior. Desta vez, Liu Kang retorna como um zumbi, com o corpo em decomposição e correntes nos braços.

O processo de liberação do personagem é complexo, mas seus golpes são poderosos e ele tem um papel relativamente importante na história.

Vela a pena lembrar que além dele, vários outros personagens “normais” podem ser desbloqueados na krypta: Havik, Hotaru, Jade, Kenshi, Kira, Li Mei, Noob – Smoke, Raiden, Shujinko, Sindel e Tanya.

Mortal Kombat: Armageddon

Mortal Kombat: Armageddon é um dos jogos com mais personagens na série até hoje, e é possível liberar mais quatro lutadores: Taven, Daegon, Blaze e Meat. Um detalhe interessante é que Meat e Blaze foram completamente reescritos para esse jogo.

Aqui, Meat pode arremessar sua cabeça contra os inimigos e se teletransportar com a ajuda de uma poça de sangue. Blaze também está diferente, maior e mais forte, aqui ele é o último chefe do jogo.

Taven é desbloqueado quando você finaliza o modo Konquest, já os demais personagens, quando você coleta as Relics dentro do modo Konquest.

Mortal Kombat vs. DC Universe

Um dos jogos mais curiosos da franquia, Mortal Kombat vs. DC Universe também traz dois personagens que podem ser desbloqueados: Shao Khan e Darkseid. O primeiro é liberado assim que você completa o modo história de Mortal Kombat, já o segundo, quando você termina o modo história do universo DC.

Mortal Kombat 9

Mortal Kombat 9 não traz nenhum personagem “secreto”, apenas alguns lutadores que podem ser desbloqueados: Cyber Sub-Zero e Quan Chi. A versão para PlayStation 3 ainda permite que você jogue com Kratos, de God of War.

A novidade aqui são as roupas dos personagens. Durante o game é possível liberar as skins clássicas de todos os ninjas: Sub-Zero, Scorpion, Smoke, Noob Saibot, Reptile e Ermac.

Outro item interessante desse jogo é que é possível reviver algumas batalhas secretas de jogos anteriores. Para lutar contra Jade, é preciso vencer Shang Tsung com dois perfects e um Fatality sem ter perdido nenhum round antes.

Para encontrar Noob Saibot, lute na na fase “The Temple” e vença a luta sem apertar defesa uma única vez assim que você ver o lutador no fundo do cenário. Já contra Reptile, basta dar dois perfects e um Fatality na luta da noite no cenário The Pit II, sempre que algum objeto estranho passar na frente da lua.

Para ter uma luta secreta contra Smoke, vá até o cenário “The Living Forest” e espere até que Smoke apareça atrás das árvores — exatamente como acontecia em Mortal Kombat II. Assim que ver ele, pressione esquerda + back ou select repetidamente.

.....

Mortal Kombat X está chegando na próxima semana. Se levarmos em conta o grande número de segredos já vistos nos games anteriores, é provável que o novo capítulo da série traga uma grande quantidade de novidades.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.