WebGL, Flash ou Unity: quem dominará os jogos online em 3D?

4 min de leitura
Imagem de: WebGL, Flash ou Unity: quem dominará os jogos online em 3D?

O 3D é o futuro, não somente dos jogos como do conteúdo multimídia na web. Não é difícil deduzir que os games, que já fazem amplo uso das três dimensões nos consoles, também incorporem a profundidade quando executados direto do navegador.

Para tal, desenvolvedores apostam na implementação do OpenGL nativamente aos navegadores, outros aguardam o lançamento de uma versão do Adobe Flash com suporte ao 3D e terceiros investem suas fichas em novos players online.

O 3D está chegando aos games online.

E os gamers? Em vez de esperar por uma solução definitiva para os jogos em 3D que rodam direto do navegador, conheça um pouco mais sobre as tendências dos jogos em browser. Aproveite ainda para jogar um pouco e sentir o gostinho do que o futuro dos games nos reserva.

Flash 3D

Se você já assistiu a algum vídeo na internet, jogou através do navegador ou mesmo já clicou em um dos milhares de banners animados que circulam na web, então certamente já fez uso do Flash Player. A ferramenta da Adobe promoveu uma verdadeira revolução do conteúdo multimídia na rede e é, sem dúvida, a mais popular atualmente.

Praticamente todos os jogos que você acessa através do navegador são baseados no formato. Além de exportar arquivos com uma grande compactação, a ferramenta é extremamente acessível aos desenvolvedores. Não é por acaso que o Flash possui verdadeiras legiões de programadores e interessados ao redor do mundo.

O 3D no Flash ainda está por vir.

Como resultado de sua popularidade, o plugin para o Flash Player é compatível com praticamente qualquer navegador e já vem nativamente instalado em suas versões mais recentes. Independente da plataforma que você utilize (Mac, Linux ou Windows), o flash está sempre atualizado e presente.

Embora seja o formato mais “pop” nos jogos online, ele ainda não possui o suporte para desenvolvimentos em 3D. Isso faz com que os games em Flash tenham sempre aquela aparência de “Colheita Feliz”, com gráficos coloridos e cartunizados em apenas duas dimensões.

Uma nova versão da ferramenta com suporte ao 3D já foi anunciada. Mas a princípio, tudo indica que ela suportará apenas formatos de vídeo. Se o 3D é o futuro dos jogos, inclusive na web, o Flash está a um ou dois passos atrás da concorrência.

WebGL

Como você já leu aqui no Baixaki, o WebGL é uma forma de implementar a aceleração gráfica do OpenGL aos comandos do navegador através do HTML 5. Em outras palavras, ele utiliza a placa de vídeo do seu computador para gerar gráficos em 3D direto da janela do navegador, sem a necessidade de qualquer download ou plugin à parte.

As versões Beta do novo Firefox 4.0, assim como os desenvolvimentos mais recentes do Safari e do Google Chrome, já possui suporte para tal recurso. Ponto positivo, uma vez que os usuários dos browsers já têm potencial para desfrutar das aplicações. Os resultados são bastante promissores e já podem ser observados em alguns sites.

Por outro lado, o WebGL ainda está em desenvolvimento e encontra uma série de dificuldades. A experiência entre diferentes navegadores varia um bocado e algumas das funções podem até não funcionar.

Contudo, a popularização do recurso não é o suficiente. É preciso que os programadores aprendam a nova linguagem. Baseada em OpenGL, ela é considerada de baixo nível (mais próxima da linguagem de máquina do que da humana). Portanto, não é qualquer interessado que será capaz de dominá-la.

Também há o problema da falta de compatibilidade com a plataforma Windows. Como o sistema operacional utiliza o DirectX para enviar as informações à placa de vídeo, ele não possui drivers compatíveis com o OpenGL. Isso exigiria a criação de plugins adicionais para a tradução, o que comprometeria o resultado final.

Unity

Enquanto o Flash 3D ainda é uma expectativa e o desenvolvimento do WebGL ainda está engatinhando, o Unity Web Player já se encontra em plena funcionalidade. Desde que o usuário tenha o plugin instalado em seu computador, pode acessar jogos com gráficos 3D elaborados direto do navegador e sem baixar nada.

Trata-se de um kit de desenvolvimento de aplicativos em 3D orientado à web. Seus recursos são mais simples que os dos principais motores gráficos. Mesmo assim, a qualidade do resultado impressiona. Principalmente se levarmos em consideração que tudo roda a partir do navegador.

Jogo que roda com o Unity Web Player.

Entre aplicativos para Facebook e jogos com site próprio, você encontra vários jogos construídos com o Unity aqui no Baixaki. Vale lembrar que o player faz uso da placa de vídeo do computador. Portanto, o resultado fica comprometido se você não possui um hardware dedicado.

As desvantagens do Unity Web Player estão por conta da instalação de um plugin à parte (já que os navegadores não integram suas funcionalidades). Embora tenha conquistado reconhecimento nas comunidades gamers, o Unity ainda ocupa um espaço muito pequeno nos aplicativos web. Vale ainda lembrar que seu player é uma exclusividade do Windows e do Mac, plataformas Linux estão de fora.

Outros desenvolvedores

Analisando o crescimento gigantesco dos aplicativos e jogos online nos últimos anos, muitos desenvolvedores apostam na explosão dos jogos em 3D pela web. A Microsoft já anunciou uma versão do Silverlight com suporte ao desenvolvimento em 3D. Porém, sem maiores informações a respeito de suas funcionalidades.

Battlefield Heroes.

Enquanto isso, alguns desenvolvedores de jogos criam uma versão web de seus próprios títulos como o exemplo do Quake Live e o do Battlefield Heroes. Vale lembrar que os primeiros games 3D da web surgiram dessa maneira e, portanto, são os desenvolvimentos mais consistentes até o momento.

No entanto, o plugin necessário para a execução de tais jogos é imenso e se assemelha a um download convencional. Se o futuro aponta para a navegação nas nuvens, arquivos pesados dificilmente serão o melhor caminho.

Isso também dificulta a unificação de linguagens 3D da web. Cada jogo contaria com recursos e formas de programação particulares que dificultaria muito o trabalho dos desenvolvedores.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.