E se fosse possível disparar mísseis e deixar cascas de banana sobre o chão de sua sala durante a agitada jogatina de um título de corrida? Inspirado na temática de Mario Kart, o projeto RomoCart é capaz de transformar o piso de um cômodo em uma verdadeira pista. Idealizada pelo programador japonês Ken Kawamoto, a empreitada faz uso de elementos físicos para construir os cenários onde as partidas devem acontecer.
Nossos vídeos em destaque
Para que as corridas pudessem ser geradas, três componentes foram devidamente ajustados por Kawamoto. A geração de imagens se dá a partir do posicionamento de um projetor; a pista é criada por uma câmera RGBD equipada com um sistema de monitoramento; os carros, por sua vez, funcionam às custas do periférico motorizado Romo.

O acessório que serve como carcaça aos veículos é capaz de rodar uma aplicação quando emparelhado a um iPhone (o iOS 8 é compatível com o hardware). O sistema de monitoramento de objetos pode não somente acompanhar a movimentação dos carrinhos; se obstáculos aparecem durante o trajeto, imagens são logo projetadas – note que, em um dos trechos do vídeo, o apresentador chega a colocar seu pé em frente a um míssil.
De acordo com Kawamoto, o código usado para o desenvolvimento do projeto RomoCart será compartilhado “assim que os programadores encontrarem tempo”. Outros projetos que congregam a projeção de imagens e o mecanismo de monitoramento de objetos podem ser conferidos através do blog do desenvolvedor deste divertido e ousado circuito de corrida.
Via BJ
)
)
)
)
)
)