O aplicativo Share Factory oferece aos jogadores do PlayStation 4 várias ferramentas de edição de vídeos. É possível, desta forma, personalizar todo o conteúdo capturado durante jogatinas feitas junto à plataforma de nova geração da Sony.
Nossos vídeos em destaque
Inserir efeitos de transição, filtros de imagem, músicas, animações em vídeos e compartilhar, assim, o material diretamente via Facebook são as possibilidades oferecidas pelo serviço – a hospedagem de produções em unidades USB pode ser também feita sem complicações.
Neste tutorial, dicas sobre como usar o app Share Factory serão listadas de modo detalhado. Vale dizer que são poucas as limitações quanto à edição de vídeos admitidas pelo programa: grave vídeos dos seus melhores momentos em jogos e aprenda a combiná-los a seguir.
Passo 1 – Crie uma Timeline
Aberto o programa por meio da tela inicial de seu PlayStation 4, é hora então de iniciar o processo de edição de vídeos por meio da opção “New Project”. Escolha, em seguida, um tema: até seis estilos poderão ser criados. Por padrão, os três primeiros clipes sugeridos serão baseados em seu tema determinado – use o botão “X” para adicionar as gravações desejadas à sua Timeline e explore a forma de exibição dos clipes (por jogo, por ordem alfabética, por categoria ou a partir dos mais recentes).
)
)
Para que sua edição se mostre menos trabalhosa no listar dos passos seguintes, procure selecionar os clipes na ordem em que eles deverão aparecer na versão final do vídeo – será possível remanejar a sequência dos clipes, naturalmente. Até 40 gravações podem ser selecionadas; o tempo total das capturas não deve ultrapassar 20 minutos. Concluída a seleção, aperte o botão “quadrado”.
Passo 2 – Edite
Selecionados os clipes que deverão compor seu vídeo e nomeado também seu projeto, as ferramentas de edição devem ser exploradas. Confira a imagem a seguir e aprenda o que cada botão de seu DualShock 4 é capaz de fazer.
)
Para que efeitos sejam inseridos sobre suas capturas, um trecho deverá ser selecionado por meio do touchpad, D-pad ou alavanca “R”. Confira mais detalhes quanto à edição a seguir.
Recortes
Aperte o botão “quadrado” para fazer com que o menu de edição apareça e escolha o tipo de efeito que será aplicado. Se cortar uma cena é sua vontade, basta fazer com que o menu secundário de edição seja exibido (navegue até as opções que ficam sob sua Timeline). Pressione o botão “X” para fazer o corte, confirme a operação por meio do mesmo comando e volte ao modo de edição principal de vídeos por meio do botão “quadrado”.
)
)
O recorte de clipes e a junção sem “vãos” dos vídeos é fundamental. Acesse novamente as opções de edição secundárias exibidas abaixo, em sua Timeline, e selecione a opção “Trim Clip”. Utilize os botões “L” e “R” para fazer a seleção do recorte e conclua a ação por meio do botão “X”. Importante mencionar que os efeitos serão aplicados apenas sobre as seleções. Dica: execute frame por frame por meio de “L1” e “L2”; vá para o final do clipe com “R1” e “R2”.
Mova ou delete seus clipes
Altere a ordem de exibição de seus clipes também através das opções secundárias de edição exibidas junto à sua Timeline. Selecione o recurso “Move Clip”, pressione o botão “X” e então faça seu novo arranjo. Use “L1” ou “L2” para mover os trechos de sua jogatina e finalize o comando ao apertar o botão “X”. Deletar um vídeo também é tarefa fácil: escolha a função “Delete Clip” e exclua a seleção novamente por meio do botão “X”.
)
Crie transições
Se efeito algum for inserido sobre a transição de seus vídeos, a troca entre as cenas pode ficar abrupta. Basta, então, escolher o tipo de animação que deverá atuar durante a transição entre clipes para deixar seu conteúdo visualmente agradável. Acesse o menu de edições por meio da linha disposta junto à Timeline, aperte “X” e selecione a opção “Add Transition”.
)
Escolha o tipo de efeito que deverá ser adotado por sua composição e pressione novamente o botão “X”. Use o botão “R2” para realizar a pré-visualização de seus efeitos. Não gostou do resultado? Aperte “quadrado” e escolha uma das opções exibidas: “Delete Transition” ou “Replace Transition” para excluir ou editar a transição, respectivamente.
Adicione efeitos
Por meio da interface de edição passível de acesso por meio de ícone localizado ao lado de sua Timeline, a opção “Add FX” deve ser ativada. Cinco categorias de efeitos poderão ser inseridas em seus clipes: desde símbolos e filtros de imagens até textos e layouts personalizados. Editar cada efeito é também possível – esta opção irá aparecer de forma automática assim que uma opção for selecionada.
)
Insira seus comentários
O “Commentary Mode” permite a gravação de comentários em vídeo ou em áudio. Para que este recurso possa ser utilizado, um headset ou a PlayStation Camera deverá estar emparelhada junto a seu PlayStation 4. Acesse a tela principal de sua Timeline, pressione o botão “X” para que menu de edições seja exibido e selecione a opção “Add Commentary”.
)
Mova o cursor até o trecho onde a narração deverá começar a ser feita e aperte o botão “X”; a contagem regressiva de 5 segundos será feita e a captura, após este tempo, será iniciada. Encerre a gravação também por meio do botão “X”. Os comentários podem se estender por vários clipes – as gravações, porém, não têm a capacidade de se sobrepor a vídeos que já contam com comentários embutidos.
)
Editar os comentários gravados é fácil: acesse a interface de edição e aperte o botão “quadrado”. Escolha a opção “Edit Commentary”, selecione o clipe de comentário que sofrerá alterações (botão “X”) e aperte novamente o botão “quadrado”. Ajuste o posicionamento de sua captura, regule o volume ou recorte seus comentários por meio desta interface. Importante: comentários excluídos não poderão ser recuperados.
Coloque músicas em seu vídeo
Determine por meio do movimento do cursor do editor o trecho que deverá servir como ponto de partida à execução de uma música. Ativado o menu de edição principal, o botão “X” deverá ser apertado.
)
Escolha a função “Add Music”, selecione uma das músicas listadas pelo aplicativo e pressione o botão “X” para finalizar este processo – arquivos MP3 podem ser importados aos seu projetos; as músicas, porém, deverá estar alocadas no seguinte diretório em seu PlayStation 4: [USB drive]/SHAREFACTORY/MUSIC
)
Também através da interface do Music Mode, edições sobre as músicas inseridas poderão ser feitas: pressione o botão “quadrado” e faça as alterações que se mostrarem necessárias.
Passo 3 – Renderização
Certifique-se de verificar cada trecho de seu vídeo – faça a pré-visualização dos efeitos e tenha certeza de que o resultado obtido é, de fato, o que deverá ser exibido como versão final a seus espectadores. Para dar início ao processo de renderização, o botão “Options” deverá ser pressionado em seu DualShock 4. Selecione a opção “Save Project” para salvar seu projeto junto ao HDD de seu console.
)
Renderize sua produção através do comando “Render Movie”: aperte o botão “X” e aguarde o processo ser concluído. Uma janela de exibição do progresso será exibida; quando finalizado, seu vídeo irá aparecer em sua “Capture Gallery” – compartilhe, deste local, seu clipe via Facebook ou o transfira para uma unidade de armazenamento externa.
)
)
)
)
)
)