Brasileiros buscam título inédito no campeonato mundial de PES 2014

3 min de leitura
Imagem de: Brasileiros buscam título inédito no campeonato mundial de PES 2014

Enquanto a maioria dos brasileiros está esperando ansiosamente a próxima partida da nossa seleção na Copa do Mundo, dois cidadãos do Brasil vindos de Goiás estão representando o país em outro tipo de competição mundial futebolística. Valber Lacerda Mendes e Alonso de Farias estão em Manchester, no Reino Unido, para participar do PES World Finals 14, o campeonato internacional do game de futebol Pro Evolution Soccer 2014.

Reunindo os 27 melhores jogadores de PES do mundo, a competição acontece hoje (2) e terá suas partidas transmitidas pela internet pela primeira vez. As disputas começam às 7 horas da manhã no horário de Brasília e têm algum tempo de intervalo entre uma e outra. As finais estão previstas para começar às 14 horas, também no horário de Brasília. Você pode acompanhar o campeonato aqui mesmo, por meio da transmissão ao vivo acima.

A disputa acontece no estádio Old Trafford, casa do time Manchester United, e promete não ser moleza para os brasileiros. Durante a competição, eles terão que bater dois campões de edições passadas, o italiano Ettore Giannuzzi, que levou o caneco em 2011, e o alemão Patrick Maier, vencedor de 2013. Caso Mendes ou Farias vençam, eles trazem de volta para casa o prêmio de € 15 mil e o primeiro título do Brasil no campeonato, que acontece desde 2010.

Favoritismo

Em entrevista ao G1, Mendes afirmou que essa é a primeira vez que sai do Brasil e que sua primeira grande dificuldade foi conseguir se comunicar. “Não falo nada de inglês. No aeroporto e no hotel não sabia falar nada. Mostrei apenas os papéis com a passagem e a reserva e por sorte todos entenderam o que eu queria”, explicou.

A respeito da possibilidade de enfrentar os campeões anteriores, ele afirma se sentir como uma seleção de menor destaque que tem que jogar contra o Brasil na Copa do Mundo. “Tem que ter respeito pela história deles, mas nunca deixar isso atrapalhar a busca pela vitória”, explica com calma. Ainda assim, o discurso humilde não impediu que Mendes e Farias se tornassem os favoritos para alguns dos estrangeiros.

“Eu vi você jogar a final da Copa PlayStation pela internet. Você joga muito bem. Gosto de ver sua vontade de ganhar e sua festa ao marcar gols. Dá pra perceber que você é apaixonado por futebol”, afirmou o participante polonês Mortimer, durante uma confraternização com outros finalistas do PES World Finals. Por onde passava, Mendes era chamado de “o brasileiro” pelos rivais, atraindo muitos olhares.

Trajetória de sucesso

Mendes jamais havia previsto esse tipo de situação quando entrou em seus primeiros campeonatos, em 2011. “Tudo começou com uma brincadeira entre amigos. Eu jogava muito o game e aí comecei a competir. Fiquei em segundo lugar no primeiro torneio em que participei e percebi que podia alcançar mais”, afirmou.

Hoje, ele já ganhou aproximadamente R$ 25 mil em premiações de competições, mas isso não veio sem uma grande dedicação – Mendes afirma treinar cinco horas todos os dias, inclusive aos sábados e domingos. “Me dediquei bastante e em 2013 ganhei dois campeonatos goianos. Sempre estive entre os melhores de todo o país. Em 2014, venci a Copa PlayStation, meu principal título, que me deu a vaga para estar aqui em Manchester”, disse.

Nem tudo foi tranquilo na ida ao Reino Unido, no entanto. Alonso de Farias, amigo e parceiro de treinos de Mendes que também está participando do mundial, acabou tendo problemas com atrasos e perdas de voos e chegou quase um dia depois do companheiro à cidade inglesa. O problema fez com que ele perdesse a entrevista com os organizadores e causasse preocupação, mas tudo se resolveu após sua aterrissagem na noite de ontem (1).

Amizade, desafios e vitória

A amizade entre Freitas e Mendes começou durante uma das competições e hoje eles treinam juntos ao menos três vezes por semana. Com a aproximação do campeonato, as sessões de treinamento passaram a durar mais de oito horas de jogo, o que faz com que ambos conheçam bem o estilo de jogo e as táticas um do outro – um confronto entre os dois no torneio, valendo uma eliminação, certamente seria uma partida das mais difíceis.

Mendes afirma que vem recebendo o suporte da sua namorada e família mesmo à distância e que “eles sabem o quanto me dediquei para estar aqui”. No entanto, o que mais o motiva e dá confiança é a possibilidade de ganhar o título inédito para o Brasil. “Temos tantos jogadores bons e nenhum conseguiu derrotar os estrangeiros aqui. Por isso vou fazer de tudo para vencer”, conclui.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.