menu
Logo TecMundo
Minha Série

Pesquisadores brasileiros criam jogo que simula vestibular

Projeto para criar perfil do ensino brasileiro utiliza perguntas que seguem padrão do MEC para que estudantes possam pôr em prática o conteúdo visto em aula.

schedule19/08/2010, às 11:43

Uma equipe de pesquisadores do Instituto Nacional de Ciência dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN) e do Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos (CMDMC) desenvolveu um jogo de perguntas para que alunos possam testar seus conhecimentos, criando uma espécie de simulação para o vestibular.

Batizado de Ludo Educativo, o game é totalmente online e traz um tabuleiro em que o estudante deve avançar pelas casas enquanto responde a questões sobre determinadas matérias. Até o momento, estão disponíveis perguntas de Química, Física, Biologia e História.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Além de colocar em prática o conteúdo visto na escola, o objetivo do projeto é avaliar o nível dos alunos para criar uma espécie de banco de dados com o perfil dos jogadores, a fim de mapear o ensino particular e privado no Brasil.

Mascotes do Ludo Educativo representam cada uma das áreas do saber

Leia Mais

Divulgação/Ludo Educativo

Para isso, o aluno deve realizar um pequeno cadastro antes de jogar e inserir informações básicas, como o nome e a instituição em que estuda. Dessa forma, os pesquisadores esperam conseguir criar um painel da educação brasileira, apontando quais as facilidades e dificuldades de aprendizagem em cada região.

Cada disciplina possui cerca de 500 questões, totalizando 2 mil perguntas. O conteúdo foi nivelado com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio instituído pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC). Os desenvolvedores esperam adicionar material de Geografia e História nos próximos meses.

Para o estudante, o Ludo Educativo serve como um preparo para o vestibular. Apesar de conter um número limitado de áreas do saber, o game estimula o aprendizado, principalmente por oferecer prêmios aos melhores colocados de instituições públicas e privadas.