Oxide Games anuncia engine dedicada à nova geração de jogos

1 min de leitura
Imagem de: Oxide Games anuncia engine dedicada à nova geração de jogos

(Fonte da imagem: Reprodução/Oxide Games)

A partir da publicação de nota via seu site oficial, a recém-criada Oxide Games anunciou uma engine específica para o desenvolvimento de jogos da nova geração – tecnologia essa suportada tanto pelos PCs atuais quanto pelos vindouros PlayStation 4 e Xbox One. E a promessa é ousada: “O motor gráfico vai renderizar automaticamente ‘os processos’ que estiverem mais disponíveis em qualquer núcleo de CPU”, lê-se na descrição da Nitrous, nome atribuído à tal engine.

Mas o que tem chamado também a atenção de toda a mídia é a composição nada modesta do time de fundadores da nova companhia. Dentre os membros da equipe, destacam-se nomes como Dan Baker (veterano da Microsoft que trabalhou no design da DirectX 9), Marc Meyer (expert na criação de interfaces de usuário), Brian Wade (líder de desenvolvimento de games, chefiando a criação de jogos como Civilization V e Command and Conquer 3: Kane’s Wrath) e Brad Wardell (CEO da Stardock Corp.).

Um motor de vários núcleos

Juntos, esses veteranos criaram um motor capaz de trabalhar, de forma nativa, com vários núcleos e a 64 bits. “Em grande parte dos jogos modernos, os gamers podem ver muita fidelidade dos elementos originais em 3D ao mesmo tempo. Isso porque as engines 3D atuais são de 32 bits e dependem de um ‘fio condutor’ para se conectarem à GPU. Nitrous, por outro lado, foi projetado desde o início para ser um motor de 64 bits de vários núcleos”, afirmam os desenvolvedores.

(Fonte da imagem: Reprodução/Rookerville)

“Vemos oportunidades enormes para o desenvolvimento a 64 bits com vários núcleos”, diz Derek Paxton, vice-presidente da Stardock Entertainment. O executivo faz referência às expectativas que têm sido criadas por parte dos gamers. “Os jogadores esperam ‘um resultado gráfico’ comparável ao high-end dos jogos de tiro em primeira pessoa enquanto ‘veem’ centenas ou milhares de elementos na tela, ao mesmo tempo”, esclarece Paxton.

Nitrous já é a engine de alguns conhecidos desenvolvedores – a Stardock Entertainment, conhecida por criar e distribuir jogos de PC como Sins of a Solar Empire, é uma delas. Quais tipos de resultados finais essa otimização na renderização de processos de GPU poderá gerar? A chegada dos novos consoles da Microsoft e Sony acontece já no próximo mês. Mas quando jogos construídos sob a Nitrous vão ser de fato lançados?

Via BJ

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.